Essa não é uma pesquisa de mercado e concorrência, embora esses sejam também pontos importantes pra definir sua área de atuação. Esse é um artigo sobre a escolha de um caminho confortável e necessário a se seguir.
Muita gente acha que definir um nicho é se limitar, quando, na verdade, é juntar o útil ao agradável. Encontrar a lacuna e preencher com aquilo que você faz bem. Por isso, listei quatro passos importantes a se analisar antes de começar a criar conteúdo nas mídias sociais:
1. Primeiro ponto é muito óbvio. Em que você é especialista? O que você consegue fazer e falar com maestria e facilidade? Aí está o seu nicho.
2. Não seja generalista. Não é porque você é advogado que precisa ser expert em todas as áreas do direito. Tenho certeza que na sua profissão algo se destaca pra você
3. Identifique as lacunas. Tem algo dentro da sua profissão que você já procurou e não encontrou? E mesmo que tenha encontrado, isso te deixou satisfeito? Um curso, um produto, um serviço específico que você teve dificuldade em encontrar? Pode estar aí a sua oportunidade.
4. O que você gosta de fazer? O que te dá prazer dentro da sua área de atuação. Pra nichar você não precisa escolher algo apenas pela rentabilidade. Entenda: tudo que você faz com amor e devoção tem uma chance muito maior de te dar um retorno positivo
Mín. 25° Máx. 26°