Primeiro, é preciso entender que as redes sociais são negócios muito lucrativos para seus desenvolvedores, e embora elas pareçam ser gratuitas para você, elas não são.
A forma mais direta que as grandes empresas como a Meta tem de ganhar dinheiro com as suas plataformas de redes sociais são através de anúncios online. E para que eles possam vender anúncios, eles precisam ter uma base de usuários ativos diariamente.
Sim, nós mesmos.
Logo, essas ferramentas precisam reter a atenção de seus usuários para que essas pessoas permaneçam nas redes sociais o máximo de tempo possível, fornecendo para as empresas informações sobre sua vida e comportamento de compra.
Ok, mas por que essa métrica é fundamental para o criador de conteúdo?
A retenção mede a capacidade que cada conteúdo tem de prender a atenção e manter as pessoas interessadas e engajadas ao longo do tempo.
Quanto mais tempo a audiência passar vendo vídeos, comentando, lendo as legendas e todas as outras ações dentro de um perfil, mais o algoritmo percebe quem são os criadores capazes de reter usuários e manter eles online na plataforma, o que é fundamental para elas venderem anúncios.
Por isso, aprender a buscar estratégias para atrair a atenção da audiência é fundamental. Estou sempre falando sobre isso em minha conta do instagram @anegordiano. Lá dou dicas sobre chamadas atrativas, cta, copys persuasivas, storytelling, entre outras.
Essa retenção pode funcionar de formas diferentes para cada rede social ou até entre as ferramentas da mesma rede social, como o stories e o feed, por exemplo. Mas esse é assunto para outro momento e logo mais trago ele aqui.
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