Confesso que pra te responder essa pergunta com exatidão eu precisaria saber qual a sua realidade e o que você vende hoje.
Mas entendo que essa dúvida paira sobre as pessoas que estão começando a empreender e não sabem como e onde investir seu tempo e dinheiro.
Partindo desse pressuposto, é importante que você entenda que o posicionamento da marca seja ela pessoal ou comercial é um dos elementos mais importantes da construção do relacionamento com o consumidor.
Você pode ter vários caminhos para a construção desse relacionamento. Sua marca pode ser procurada pelo preço, pelas soluções imediatas que apresenta, pela qualidade dos produtos e serviços que oferece e todos eles são válidos e levam a venda, porém o mais forte deles é a personalidade.
É quando a sua marca representa algo que gera uma identificação com aquela pessoa que está comprando.
Personalidade é sinônimo de pessoalidade.
Então, se você tem coragem de se permitir viver a construção de uma marca baseada no melhor da sua personalidade, da sua técnica, do seu talento e da sua autenticidade opte por uma marca pessoal. E mesmo nos casos em que a sua realidade ou o produto que você vende exigirem uma marca comercial não deixe de colocar um pouco da sua essência na construção da personalidade dessa marca.
Mín. 25° Máx. 26°