
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), deu um salto inesperado no cenário político baiano ao surgir entre os nomes mais citados na mais recente pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal, divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Com 4,6% das intenções, Cocá desponta como uma das surpresas do levantamento, que ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios entre os dias 25 e 29 de julho.
O desempenho chama atenção porque o atual prefeito do interior figura ao lado de nomes já consolidados da política nacional, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que lidera com 44,5%, e o senador Jaques Wagner (PT), que aparece com 34,4%. Zé Cocá supera inclusive outras figuras experientes, como o senador Angelo Coronel (PSD), com 13,4%, e o ex-ministro João Roma (PL), que tem 23,8%. Ele também deixa para trás parlamentares como Márcio Marinho (Republicanos), com 7%, e Adolfo Viana (PSDB), com 6%.

Mesmo tecnicamente empatado com o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), que tem 4,8%, Cocá se destaca por ser um gestor municipal do interior, sem mandato nacional, mas com forte reconhecimento regional. Analistas avaliam que sua presença na pesquisa é um reflexo direto de sua atuação à frente da Prefeitura de Jequié, onde tem conduzido uma administração marcada por obras de infraestrutura, investimentos em saúde e valorização da educação.
A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. O resultado reforça uma tendência de renovação política no estado, em meio à preparação para as eleições de 2026, quando dois terços do Senado serão renovados e cada estado elegerá dois senadores.
Zé Cocá tem conquistado visibilidade além dos limites de Jequié e começa a ser visto como uma liderança de perfil técnico com habilidade política. Sua atuação pragmática, associada a uma boa capacidade de articulação regional, o coloca como nome em ascensão dentro do Progressistas e no cenário político baiano.