Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Política ARTIGO

Marketing Político nas Eleições 2022

O Marketing na Política sempre existiu, desde que o homem começou a comunicar entre si, tendo a persuasão e a troca de ideias, como centro da disputa. No início, o mais forte fisicamente, era o vencedor. Logo, o diálogo e o convencimento, se tornaram a melhor arma para se desenvolver na política.

24/05/2022 17h28 Atualizada há 1 mês
Por: Paulo Maneira Fonte: Robertson Saraiva
Marketing Político nas Eleições 2022

Robertson Saraiva* 

 

O Marketing na Política sempre existiu, desde que o homem começou a comunicar entre si, tendo a persuasão e a troca de ideias, como centro da disputa. No início, o mais forte fisicamente, era o vencedor. Logo, o diálogo e o convencimento, se tornaram a melhor arma para se desenvolver na política.

 

O conceito de marketing é percebido logo após a Revolução Industrial, totalmente focado no consumismo crescente que as novas tecnologias daquela época faziam surgir a cada instante.

 

No Brasil, cada ciclo político é de dois anos e alterna entre as eleições para presidente, senador, deputado federal e estadual, com as eleições para vereadores e prefeitos. 

 

É possível associar as ideias de cada candidato, de forma a alcançar e impactar o maior número de eleitores? Sim, trazendo profissionais do marketing para o mundo da política.

 

Não é uma transferência fácil de conhecimentos entre o mundo corporativo e o político. Ao profissional de marketing político, é exigida a mesma sensibilidade que o mercado tradicional precisa, somado com um conhecimento da política do momento, do perfil do candidato e do desejo do eleitor.

 

A utilização de ferramentas do marketing tradicional podem, e devem, ser aplicadas no marketing político: pesquisas, enquetes, entrevistas, gráficos e outras estratégias, são muito bem-vindas neste universo. Quem domina essas ferramentas, sai na frente.

 

Porém, no marketing político, o produto a ser trabalhado é muito mais sensível: é um outro ser humano que coloca seu nome ao escrutínio da população. Esse cidadão deixa de ser uma pessoa comum, e se torna, mesmo quando ainda candidato, uma pessoa pública.

 

Daí a importância de um estrategista de marketing político para acompanhar o crescimento desta candidatura. Cada movimento tem peso. Cada conversa, entrevista ou mesmo, lanche na padaria, conta na hora da decisão do voto.

 

O marketing político é isto: Uma série de estratégias pensadas para que as promessas, atitudes e ideias de um candidato, cheguem até o grupo adequado de eleitores que possam entender, graças a uma comunicação bem-feita, que aquelas propostas merecerem seu voto.

 

E hoje, nos tempos de avanço da internet, as ferramentas como o Facebook, WhatsApp, Instagram, TikTok, mensagens de SMS, telefonemas, Sites e outras tecnologias, entram como especializações para que o marketing político leve suas ideias até seu eleitor.

 

E, não poderíamos fechar este assunto sem dizer sobre o número de “likes”…  qual a força deste número de joinhas em cada plataforma? Bem, isto é assunto para um nosso próximo encontro. Por hora, concentre-se, candidato, em como seu comportamento diário já atinge seu eleitorado. E, para você, eleitor, qual a mensagem que você espera de seu candidato?

*Assessor Parlamentar Vereador Wilsinho da Tabu - BH/MG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Artigos
Sobre Artigos
Salvador - BA
Atualizado às 11h38 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
58% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias