A ex-prefeita de Lauro de Freitas e atual assessora especial da Presidência da República, Moema Gramacho, voltou a responder com firmeza às críticas da prefeita Débora Regis. Em entrevista recente, a atual gestora afirmou que Moema deseja “dividir palanque” com ela o que foi prontamente rebatido pela ex-prefeita. “É óbvio que eu não quero palanque com Débora. Desde que entrou, ela não pronuncia uma frase sem citar meu nome. Está na hora de parar de olhar para trás e ir trabalhar”, disparou Moema.
A declaração marca mais um capítulo nas trocas de farpas entre as duas, que representam correntes políticas distintas em Lauro de Freitas. No entanto, Moema reforça que suas ações falam por si. Com um currículo que inclui quatro mandatos como prefeita, passagens pela Câmara Federal e estadual e pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia, ela diz não precisar de “palanque emprestado” para se destacar. “Minha trajetória foi construída com luta, trabalho e conquistas. Débora devia se preocupar mais com a cidade e menos comigo.”
Moema também acusou a atual prefeita de utilizar sua gestão anterior como desculpa para a falta de entregas nos primeiros meses de mandato. Ela citou, por exemplo, o decreto de calamidade financeira expedido logo no início da gestão atual. “Ela decretou calamidade e, no mesmo período, comprou fardas personalizadas em alusão à sua campanha. Como conseguiu fazer licitação tão rápido? Quais critérios foram usados? E por que não usou os R$ 35 milhões que deixei garantidos na conta da Secretaria de Saúde?”, questionou.
Segundo a ex-prefeita, os recursos, depositados pelo Ministério da Saúde em 30 de dezembro de 2024, só foram compensados no sistema bancário em 2 de janeiro de 2025, já durante a gestão de Débora. “Esse dinheiro foi fruto de uma longa articulação que fiz em Brasília, para manter o Hospital Escola funcionando em parceria com a UNIME. Ela encontrou o dinheiro e não contou. Por quê?”
Moema também desafia a atual prefeita a apresentar uma lista de obras comparável ao seu legado, citando investimentos em infraestrutura, saúde, educação e políticas sociais. Entre as realizações destacadas estão:
“A população quer soluções, não uma prefeita que repete slogans e foge da responsabilidade. Chega de vitimismo. Faça como eu fiz: arregaça as mangas e trabalhe”, finalizou Moema.
A ex-prefeita reafirmou seu compromisso com Lauro de Freitas mesmo atuando no governo federal e disse que continuará articulando projetos e recursos para o município, independentemente de quem esteja no comando local.
A fala de Moema Gramacho reforça a polarização política em Lauro de Freitas e sinaliza que o embate entre passado e presente pode marcar a disputa eleitoral de 2026. Até lá, a cidade e seus eleitores acompanharão de perto quem, de fato, entrega mais resultados.
Mín. 23° Máx. 25°