Com o intuito de promover interação, além de divulgar as atividades executadas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realizou, nesta quinta-feira (30/11), a Feira de Artesanato e Estimulação Agrícola para as assistidas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Vitória.
A iniciativa aconteceu na área externa do Centro Administrativo do município. Na oportunidade, as participantes expuseram diversos produtos que já trabalham e também que foram produzidos durante as oficinas no Cras. A titular da Sedes, Reni Oliveira, acompanhou a atividade. “Para nós é muito gratificante participar dessas ações, porque estamos divulgando uma parte do trabalho que é feito dentro dos Cras e que muitas pessoas não têm conhecimento, além de abrir espaços para que essas assistidas divulguem os seus produtos e o que elas aprenderam nas atividades”, disse.
Conforme a coordenadora do Cras, Urleide Tiara, 12 assistidas participaram da exposição com artesanatos, produtos alimentícios, maquiagem, bijuterias, entre outros. “É uma forma de apoiar e incentivar essas mulheres a empreender, a se desenvolverem e a modificarem a realidade da vida delas, por meio da economia e da independência financeira”, pontuou.
Moradora do bairro Gleba A, a dona de casa Elisângela Carvalho, 34 anos, contou que é assistida pela unidade há cinco anos e falou sobre a experiência de participar da feirinha. “Hoje eu trouxe para expor bolos, tortas e alguns salgados. Eu já vendo em casa, mas achei muito bom vir para feirinha, porque foi uma oportunidade para divulgar esses meus produtos”, falou.
Aos 52 anos, a dona de casa Miriam Dias, que reside no Gravatá, levou para exposição panos de prato pintados à mão. “Eu procurei o Cras num momento de muita fragilidade, chegando lá fui bem acolhida, passei a fazer parte da oficina de artesanato, comecei a me desenvolver no desenho, na pintura e descobri esse talento que estava escondido em mim. Hoje está sendo um dia muito feliz, porque estou expondo o meu trabalho”, ressaltou.
Moradora do bairro Natal, Jaciara da Silva, 53 anos, disse que gostou muito de participar da feira. “Eu trouxe os abarás que eu vendo na porta de casa. Eu gostei muito de participar, é um local diferente e uma oportunidade de mostrar o que sabemos fazer.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica, através do Sistema Único de Assistência Social (Suas), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. A atividade é realizada por meio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O Serviço de Convivência oferta à população, que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo para o planejamento de estratégias de mudança e na construção de novos projetos de vida. Além disso, também realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, conforme a idade dos usuários, e estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Mín. 26° Máx. 27°