O espetáculo de dança contemporânea Transiterrifluxório vai ocupar o Museu de Arte Moderna da Bahia neste fim de semana, 5 e 6 de agosto, às 16h. Dirigido pelo coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador Cláudio Lacerda, é inspirado na pesquisa em dança Contraespaço, lançada sob o estímulo da intrigante arquitetura da iraquiana-britânica Zaha Hadid (1950 – 2016). As apresentações acontecem no Espaço Arcadas do Museu, com entrada gratuita.
Transiterrifluxório (que dialoga com as palavras trânsito, território e fluxo) é também formado pelos bailarinos Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira e Stefany Ribeiro, e tem a proposta de convidar o público a acompanhar o trabalho de imaginação espacial, corporal e de movimento, estimuladas pela dinâmica e pelas linhas existentes nas obras da arquiteta Hadid. Para o diretor Cláudio Lacerda, todos esses elementos propiciam diferentes perspectivas em relação aos olhares internos, a sensibilidade alterada de superfícies, modos de fricção entre corpos e propostas de habitação nos diversos espaços criados em cena, sejam eles reais ou imaginados/ários.
Para Lacerda, as apresentações em Salvador representam uma espécie de retorno para o local onde a pesquisa foi concebida, quando foi objeto do doutorado no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "O espetáculo volta a esse ambiente agora bem mais amadurecido e com uma mobilidade de flutuação no elenco, pois, naquela época, éramos cinco bailarinos e, no decorrer do percurso, precisou ser adaptado. Hoje somos quatro. Isso demonstra o quanto o trabalho foi desenvolvido respeitando a inteligência do próprio processo criativo e de pesquisa", ressalta Cláudio.
Em cada ambiente, juntamente aos módulos de dança, – são usados 10 módulos, cada um com uma média de 5 minutos de duração –, também são exploradas instalações sonoras e possibilidades de projeções de vídeos com imagens editadas das filmagens in loco de prédios e objetos projetados por Hadid em Londres e Roma, captadas por Cláudio Lacerda, na ocasião do seu doutorado sanduíche na Inglaterra (Coventry University), no final de 2016.
O Museu de Arte Moderna da Bahia é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h.
Mín. 24° Máx. 27°