Terça, 26 de Janeiro de 2021 20:52
71 99955-6118
Política Opinião

Reflexões sobre novo coronavírus, política e números!

Um jogo de xadrez fica bem nítido nas posturas e declarações

26/03/2020 12h07
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom - Paulo Maneira
Foto: Tamires Costa
Foto: Tamires Costa

O cenário político nunca esteve tão interessante como agora, um jogo de xadrez fica bem nítido nas posturas e declarações diversas dos gestores municipais, estaduais e claro o federal. O novo coronavírus (COVID-19) é de fato uma peça que não se imaginava no tabuleiro e que pode comprometer uma bem-sucedida imagem perante a sociedade, mídia e o próprio meio político que antecipa o pleito eleitoral de 2022.

Enquanto os prefeitos e governadores, principalmente das capitais, correm com medidas emergenciais para reduzir as aglomerações de pessoas e por tabela combater a proliferação da doença, os cidadãos se sentem “detentos” em suas casas. Dentro do “lar doce lar” ou também sinônimo de “porto seguro” os brasileiros começam a pensar: o que esperar se esta situação demorar mais tempo? Uma parcela da população encontra-se trabalhando em suas residências, o chamado “Home Office”, mas existe um quantitativo expressivo de profissionais que não podem desenvolver suas funções de maneira remota e poderão perder seus empregos em um curto período de tempo.

O Governo Federal passou a adotar uma postura um tanto quanto atípica, mais precisamente nos últimos dias, em considerar que a população deve voltar as atividades normais em prol da manutenção dos empregos e equilíbrio da economia nacional. Mas, será que esta postura não fragiliza o Palácio do Planalto ao ponto de sofrer um “xeque-mate”? Ou seria uma estratégia para repassar a culpa da crise pós pandemia aos prefeitos e governadores? As discussões e questionamentos seguem sem respostas imediatas.

Como jornalista, cidadão e ser humano preocupado com as consequências desta pandemia, deixo uma reflexão:  será que eles estão falando de humanidade e respeito às pessoas ou tratam a quantidade de doentes e mortos como meros números? Pra mim, no fundo, todos eles falam de números, alguns no setor da economia, outros na saúde. Pra você, quantos falam sobre vidas? 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paulo Maneira
Sobre Paulo Maneira
Formado em Comunicação Social (Jornalismo), diretor da Agência YellowFant, consultor do EleitorWeb, profissional com ampla experiência em Marketing Digital, Gestão Pública e Marketing Político. O jornalista é colunista do Bahia Jornal e sempre traz conteúdos variados focados em temas de interesse coletivo.
Salvador - BA
Atualizado às 20h40 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

30° Sensação
22 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias