Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Brasil Projeto de Carmo

PPPs para smart cities em pequenos municípios e no Nordeste são destaque em congresso gratuito

Projeto de Carmo do Cajuru (MG) obteve reconhecimento da ONU

13/06/2022 19h29
Por: Rebeca Costa Fonte: Genilson Alves

O modelo de parceria público-privada (PPP) é um dos principais instrumentos para a viabilização de projetos de cidades inteligentes no país. Gestores públicos e executivos de empresas líderes de tecnologia compartilharão os resultados dessa experiência em diversas realidades urbanas no congresso SmartCities Mundi, que acontece de 20 a 22 de junho em formato totalmente virtual. A inscrição é gratuita.

 

Entre os casos de sucesso que serão apresentados no evento, destaque para a iniciativa de PPP implantada em Carmo do Cajuru (MG), município que se tornou referência internacional no desenvolvimento de cidades inteligentes fora dos grandes centros urbanos.

 

Eficiência energética e segurança integrada

 

Localizada a 112 quilômetros de Belo Horizonte e com população em torno de 22 mil habitantes, Carmo do Cajuru recentemente foi reconhecida pela ONU por seu projeto de PPP para a modernização dos sistemas públicos de iluminação e energia municipais. A parceria, firmada com o consórcio GSE Luz, foi responsável pela instalação de lâmpadas LED em 100% da iluminação pública e pela construção de uma usina fotovoltaica de 1,02 MW de potência, capaz de abastecer com energia limpa todos os edifícios públicos da cidade. O projeto também contempla o fornecimento de wi-fi gratuito em praças e a integração de uma rede de videomonitoramento ao sistema da Polícia Militar.

 

Nordeste inteligente

 

Em parceria com o governo do estado, o projeto Piauí Conectado tem como principal meta  a implantação de pontos de internet de fibra óptica em órgãos da administração estadual e espaços públicos de todos os 128 municípios, tornando o Piauí o único estado brasileiro 100% conectado. Além disso, a iniciativa envolve ações com outras empresas, como os cursos promovidos pela Cisco Academy, que capacitam alunos de escolas públicas nas áreas de tecnologia.

 

Outro destaque de PPP no Nordeste é o Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que conta com o apoio do governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O objetivo do projeto é transformar os 60 municípios cadastrados no programa em cidades inteligentes até o fim de 2022. Entre as ações previstas estão a desburocratização, urbanização planejada, educação empreendedora, redução da desigualdade, aumento da renda e geração de empregos dentro de um modelo ambientalmente sustentável.

 

O congresso também destaca o lançamento do movimento Open 5G @ Campinas. A iniciativa - parceria da prefeitura de Campinas, CPQD, Embrapa, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Unicamp, PUC Campinas e TIM - tem o objetivo de inspirar outras regiões do país e impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

 

O SmartCities Mundi é uma realização do portal Tele.Síntese em parceria com o Fórum das Américas. O formulário de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site:

https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/

 

 

Sobre a Momento Editorial / Tele.Síntese

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

É dirigida pela jornalista Miriam Aquino e conta com uma equipe que alia a experiência de conceituados profissionais ao entusiasmo de jovens jornalistas.

Com sede em São Paulo, filial em Brasília e correspondentes no Rio de Janeiro e na Bahia, a editora se firmou no mercado pelo conteúdo qualificado e diferenciado de suas publicações. Produz informações precisas que antecipam, analisam e desvendam os fatos que influenciam o destino da indústria de telecomunicações e comunicações. 

Portal Tele.Síntese: com informações diárias sobre o mercado de telecomunicações, radiodifusão, mídia, conteúdo, tecnologias da informação e internet, o Tele.Síntese analisa e noticia os mais importantes movimentos que impactam os negócios desses segmentos.

 

Sobre o Fórum das Américas

Somos um think-tank que atua em duas frentes principais: na organização e promoção de eventos, workshops, seminários e conferências em temas de relevância no cenário internacional e como intermediador e agência implementadora de acordos de cooperação internacional, oficializados através de MoUs (Memorandum of Understanding), entre instituições de diferentes países.

Desde o fim de 2010 o Fórum vem atuando diretamente na área de meio ambiente, com foco principal em desenvolvimento sustentável e economia verde. A priorização dessas áreas se deu principalmente devido à assinatura de MoUs entre o Ministério do Meio Ambiente da Itália e órgãos subnacionais brasileiros, tais como a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e, mais recentemente, com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

Só no ano de 2011, dos 18 eventos organizados pelo Fórum, 16 foram relacionados ao meio ambiente e atingiram diretamente mais de 17.500 pessoas. Alguns exemplos são a conferência "III Fórum de Desenvolvimento Sustentável"; o workshop "Sustentabilidade da Biomassa como Fonte de Energia", desenvolvido em parceria com o Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP; a exposição "Italy: Sustainable Life ", realizada na Base Itália, durante os Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro; o workshop "Prevenção e Gestão de Riscos de Inundações e Deslizamentos", em parceria com o INEA; e o seminário "Efeitos do Aquecimento Global Sobre o Microzoneamento e Gestão de Recursos Hídricos para as Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo", em parceria com a Fundag - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h19 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias