Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Ação Social Bahia

Atividades chamam a atenção para o combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Alunos das escolas municipais Zica Pedral e PenielCom o tema, “Escutar é Proteger”, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Sec...

18/05/2022 18h05
Por: Paulo Maneira Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Alunos das escolas municipais Zica Pedral e Peniel
Alunos das escolas municipais Zica Pedral e Peniel

Com o tema, “Escutar é Proteger”, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a rede de proteção de crianças e adolescentes, realiza a campanha “18 de Maio: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Para mobilização de toda sociedade, diversas ações estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde, unidades socioassistenciais municipais e não governamentais, com o objetivo de alertar e denunciar esse tipo de violência que persiste no Brasil e faz parte da realidade de Vitória da Conquista.

Uma das ações, desta quarta-feira (18) foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bruno Bacelar que realizou uma caminhada pelas ruas do bairro Bruno Bacelar com a participação dos alunos das escolas municipais Zica Pedral e Peniel. “Nós estamos realizando ações durante todo mês no Cras, e hoje, para marcar a data, convidamos as escolas para esta caminhada de combate a esta violência que maltrata e até mata as crianças”, declarou a gerente do Cras, Adriana Marinho.

Famec
Famec

A Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Famec) também realizou uma ação, na avenida Rosa Cruz, com os educandos do serviço de convivência da unidade, com apresentação da banda Batuqué e de cartazes sobre o tema. “Além desta mobilização, nós estamos fazendo atividades com os educandos no serviço de convivência. Essa temática é muito importante para o público atendido aqui que são crianças e adolescentes em risco social, por isso, temos feito conscientização para que eles não caiam nesta armadilha” explicou a coordenadora Eloina Damacena.

Sessão especial debate a questão

A Câmara Municipal, também prestigiou a campanha com a realização de uma sessão especial convocada pelo vereador Orlando Filho, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que na oportunidade destacou as ações do município no enfrentamento a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes, em especial a violência sexual.

“Que bom seria se hoje estivéssemos aqui só para falar dos avanços alcançados em Vitória Conquista, o município brasileiro que mais investe no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, a exemplo da implantação do Complexo de Escuta Protegida. Mas infelizmente, esse não é motivo principal desta sessão, hoje estamos em mais um dia luta contra à violência sexual contra crianças e adolescentes, que ainda é uma realidade em nossa cidade, um mal que estamos combatendo com educação permanente dos profissionais que atuam na rede de proteção e também com a implantação do protocolo e fluxo de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, pontuou Michael.

Sessão Especial
Sessão Especial
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 11h38 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
58% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias