Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Ação Social Assistência Social

Prefeitura oferece planejamento familiar gratuito nos postos municipais

Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

18/05/2022 21h30
Por: Rebeca Costa Fonte: Secom Salvador
Foto: Ascom/SMS
Foto: Ascom/SMS

O Dia Municipal do Planejamento Familiar, celebrado nesta quarta-feira (18), foi marcado por uma solenidade ocorrida no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), na Federação. Presente no evento, o titular da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), Decio Martins, ressaltou a importância da data, que homenageia o nascimento do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, especialista no assunto, além de ressaltar a estrutura municipal de saúde para o planejamento familiar.

 

Os postos de saúde municipais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento para o planejamento reprodutivo. Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Nessas unidades é possível ter acesso à administração do anticoncepcional, tanto injetável quanto o comprimido, além da pílula do dia seguinte e distribuição dos preservativos masculinos e femininos. Os postos fazem também a inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

 

Quando há a vontade da mulher ou do homem em realizar a laqueadura e a vasectomia, respectivamente, faz-se o encaminhamento para o Ceparh através dos postos de saúde. Também podem ser realizados na instituição outros atendimentos, como implantação e retirada do DIU, implantes e distribuição de contraceptivos.

 

Ampliação – No mês de março, a SMS ampliou a oferta dos procedimentos ofertados aos beneficiários do SUS da capital baiana no Ceparh. O incremento garantiu o aumento em 100% da oferta das ultrassonografias transvaginais, 100% das histeroscopia cirúrgica, 25% das laqueaduras e 15% de vasectomias. O investimento foi superior a R$1,9 milhão.

 

Data – O Dia Municipal do Planejamento Familiar foi instituído no calendário oficial de eventos do municio pela Lei 9.635/2022. A data é uma homenagem ao cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, que completaria 92 anos de nascimento este ano.

 

“É uma honra poder homenagear esse ilustre baiano que tanto nos ajudou com sua dedicação no estudo do tema. Sem dúvidas, Elsimar Coutinho tem uma contribuição enorme na construção das nossas políticas públicas voltadas para o planejamento familiar”, destacou Decio Martins. Também esteve presente na cerimônia o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 11h58 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
58% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias