Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Cultura Exposição

Exposição itinerante "NOVAMATRIZ" reúne seis artistas visuais da cena contemporânea baiana

Os trabalhos de Chancko Karann, João Oliveira, Mário Vasconcelos, Milena Ferreira, Patrícia Martins e Yohanna Marie serão expostos em Salvador, Feira de Santana e Cachoeira, a partir do dia 21/05.

16/05/2022 14h33
Por: Rebeca Costa Fonte: Aline Valadares

A exposição itinerante "NOVAMATRIZ | Gravura como pensamento" percorrerá pela capital e outras cidades do interior Bahia nos próximos meses, levando obras de seis artistas contemporâneos/as baianos/as que trazem a linguagem da gravura sob uma nova perspectiva. A primeira oportunidade de conferir a coletiva será em Salvador, na galeria do Ativa Atelier Livre, a partir do dia 21 de maio, até 4 de junho. A visitação será de quarta à sexta, das 15h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita. Além de Salvador, NOVAMATRIZ seguirá para Feira de Santana, de 14 a 28 de julho, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e para Cachoeira, de 11 a 25 de agosto, na Fundação Hansen Bahia. Sempre com entrada gratuita. O público visitante de qualquer uma das exposições, terá acesso ao catálogo impresso da exposição. 

 

A curadoria da exposição foi feita pelos artistas Patrícia Martins e Chancko Karann, idealizadores do projeto, usando como critério a aproximação dos artistas com o universo da gravura. As obras se conectam pela pluralidade de formas de trazer a gravura de forma indireta e direta. Desta forma, as imagens propõem o uso da linguagem da gravura de maneira não óbvia. "Os trabalhos apresentam a gravura de maneira expandida, como pensamento aplicado para diferentes tipos de produção, que incluem instalações, objetos, fotografia e gravuras como matrizes alternativas, mostrando a potência criadora que o universo da gravura carrega em si", explica Patrícia Martins, artista visual, idealizadora e uma das curadoras da exposição. 

 

OFICINAS - O projeto, que pretende também contribuir com a formação livre e fomentar a cena artística da Bahia, conta ainda com a realização de oficinas abertas ao público e com inscrição gratuita, em todas as cidades por onde a exposição irá passar. Em Salvador, no dia 28 de maio, das 09h às 17h, a Oficina de Matrizes não Convencionais será realizada na Ativa Atelier Livre (Rio Vermelho). Ministrada por Mário Vasconcelos e Milena Ferreira, a oficina apresenta a possibilidade de transformar diversos objetos em matrizes para a prática da gravura. Serão trabalhados materiais como o tetraplac, cerâmica, madeira e tecido para a construção de matrizes através do entalhe ou transferência de imagens, possuindo cada uma delas um modo de fazer distinto. Durante as oito horas de atividade, os participantes serão convidados a experimentarem dentro dessas novas possibilidades trazidas pelos artistas que ministrarão a atividade. A atividade é destinada para qualquer pessoa acima de 16 anos que se interesse pela prática artística. A abertura das inscrições será divulgada através do instagram do projeto (@projeto.novamatriz). Serão 20 vagas a serem preenchidas através de um formulário e de carta de intenção. Metade das vagas serão destinadas a pessoas de baixa renda, pessoas negras, LGBTQI+, pessoas com deficiência e idosas, democratizando o acesso a estas atividades. 

 

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

CONHEÇA OS/AS ARTISTAS

Chancko Karann é artista visual e doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UFBA. Em seus trabalhos em pintura e gravura, usa os caminhos do movimento na composição abstrata construindo um discurso relacionado à existências gestuais e seus desdobramentos. Participou de diversas exposições coletivas nacionais. 

 

João Oliveira é Artista Visual mestre em Processos Criativos (2017) - PPGAV/UFBA. Micronarrativas, farsa, fracasso, relações afetivas, são alguns dos interesses de sua pesquisa. Participa regularmente de exposições coletivas, individuais e residências, tendo sido premiado em muitas delas, dentro e fora do Brasil. 

 

Natural de Salvador - BA, morador do bairro de Plataforma, Mário Vasconcelos é artista visual e mestrando em artes visuais - EBA-UFBA. Sua pesquisa se relaciona aos signos da diáspora africana em atravessamentos artísticos contemporâneos partindo de experiência pessoal e coletiva. Participou de exposições coletivas e individuais, salões e bienais nacionais, internacionais e residência artística.

 

Milena Ferreira, artista plástica, gravadora, graduada pela EBA-UFBA (2021), investiga a estética da Ruína como lugar de memória e pertencimento no cenário urbano. Reside e trabalha em Salvador/BA, utiliza suas vivências urbanas arruinadas em meio ao centro antigo. Representada pela Galeria RV Cultura e Arte em Salvador, esteve na ArtSoul 2020, SP- Arte em 2021 e ArtSampa em 2022.

 

Patrícia Martins nasceu e reside em Salvador/BA, é artista visual e pesquisadora, mestra em Artes visuais - PPGAV/UFBA. Suas produções e pesquisas giram em torno das interações entre as imagens, o ato de gravar e de arquivar, tendo o corpo como um elemento que perpassa essas relações. Participou de exposições coletivas, residências e teve obras premiadas.

 

Yohanna Marie é artista interdisciplinar e mestra em Artes Visuais. Desenvolve seus trabalhos a partir de uma poética ambientada na relação entre as mulheres e as águas do mundo. Participou de exposições e residências artísticas entre Brasil, Cabo Verde, Gana, Argentina, Chile e México. Atualmente se dedica a experimentações vocais, propondo uma prática que transita entre linguagens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h59 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias