Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Cultura Festival NegrArte

Festival NegrArte será lançado no Dia da Abolição da Escravatura

Evento é gratuito e de forma virtual; traz música, roda de debates e a história de Sidney Amaral com obra e importância no combate ao racismo

06/05/2022 17h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Marina Diana

Apresentar a importância e as influências de artistas negros, negras e negres na construção da biografia das artes visuais brasileiras, da tela à escultura, da fotografia ao grafite e da literatura ao design. Essa é a base do Festival NegrArte, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio. O evento será online e gratuito. 

 

A iniciativa pretende promover e ampliar essas produções contemporâneas através de encontros com palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas e exposições sobre diversas manifestações artísticas, além de trazer um artista homenageado, Sidney Amaral. Além de nascer justamente no dia 13 de maio, data em que anualmente se relembra a abolição da escravatura no Brasil, que foi realizada em 1888, por meio da Lei Áurea.

 

O artista que faleceu precocemente aos 44 anos, vítima de um câncer, foi um homem que compartilhou em suas obras a própria existência como afrodescendente, que conviveu com as marcas do racismo.

 

Do evento 

O festival nasceu de um desejo dos idealizadores Flávio Nogueira e Liliane Santos que pensaram em criar um evento no qual fosse possível refletir, discutir e ampliar a produção contemporânea de artistas negros/as/es exibindo suas camadas e multiplicidade, além de buscar se desenvolver como uma causa cultural e ferramenta no combate ao racismo estrutural.

 

O evento terá três dias de programação com debate sobre a obra do artista Sidney Amaral (homenageado da edição), palestras, roda de conversa, performances e duas apresentações musicais.

 

Entre os participantes, podemos destacar a apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro; a grafiteira Ziza na roda de grafite; o cineasta Jeferson De, que está dirigindo a novela ‘Além da Ilusão’, da Globo; a premiada cineasta Sabrina Fidalgo, o professor adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG, Wagner Leite Viana, a artista visual, pesquisadora e educadora, Janaina Barros; a artista visual, educadora e pesquisadora Elidayana Alexandrino; e as curadoras Renata Felinto e Hanayrá Negreiros, entre outros.

 

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da NegrArte (https://www.youtube.com/channel/UCa2DqVcB78O3tKZJhj6rDIQ)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h59 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias