Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Internacional Hotel sustentável

Hotelaria sustentável é destaque em Park City (Utah)

Destino conhecido pelas estações de esqui e atividades em meio à natureza tem a sustentabilidade como importante pilar de desenvolvimento

04/05/2022 18h32
Por: Rebeca Costa Fonte: Visit Park City
Hotelaria sustentável é destaque em Park City (Utah)

Park City é muito mais do que um destino de classe mundial para esportes de neve. Por entender que seu desenvolvimento está atrelado à proteção do meio-ambiente no qual está inserida, a cidade em Utah desenvolve ações sustentáveis em diferentes vieses há muitos anos. O olhar especial voltado à preservação natural, à inserção dos moradores na economia e nas tomadas de decisão locais e ao desenvolvimento de negócios liderados por membros da comunidade a coloca em destaque no radar do viajante que considera esses aspectos para a escolha do próximo destino de férias.

 

Com a meta de ter suas operações completamente neutras em carbono até 2030, Park City foi a primeira cidade de montanha nos Estados Unidos a operar uma frota de transporte público com zero emissão. Park City também foi a primeira cidade do país a criar uma frota composta 100% por bicicletas elétricas e a lançar um programa de compartilhamento das e-bikes, em julho de 2017, em parceria com o Condado de Summit. Outra frente importante foi a criação do selo “Made in Park City”, disponibilizado aos estabelecimentos que investem na produção local de uma ampla gama de itens que vai de alimentos a itens de vestuário.

 

O centro histórico tem regras para coibir o estabelecimento de empreendimentos pertencentes a grandes cadeias, o que aumenta as chances de que os pequenos negócios prosperem, e os dois resorts mantêm uma série de posturas responsáveis. Tanto Park City Mountain quanto Deer Valley Resort dispõem de canhões de neve de baixo consumo energético, oferecem lixeiras com separação de materiais, utilizam ingredientes produzidos localmente e estão sempre revisando as amenidades dos hotéis. 

 

A rede de hospitalidade também investe em ações sustentáveis, com iniciativas longevas que permanecem em prática desde a década de 1980, período em que Park City começou a se destacar como destino global de esqui. Um dos cases mais relevantes nesse sentido é o Park City Lodging, grupo estabelecido em 1984 que atualmente administra 250 propriedades na cidade. No início dos anos 2000, os gestores perceberam que o superdesenvolvimento poderia colocar o ecossistema em risco e firmou uma parceria com o programa Living for Open Space do Summit Land Conservancy, revertendo US$ 1 da diária de cada hóspede para a proteção permanente de espaços naturais na cidade e arredores. O montante arrecadado já superou US$ 310 mil.

 

O passo seguinte foi considerar o impacto ambiental em todos os aspectos das operações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas por meio da redução de resíduos, eficiência energética e hídrica. O grupo também investiu na construção de uma cultura de trabalho baseada no meio ambiente para incorporar ainda mais a sustentabilidade como um valor central para proprietários e hóspedes. Da transição de amenidades de uso único para iniciativas de reciclagem e aplicação de tecnologia para implementação do registro sem papel e das fechaduras eletrônicas, a sustentabilidade foi incorporada em todos os aspectos possíveis dentro do modelo de negócios.

 

A sede do Park City Lodging é outra prova concreta da importância do tema para o grupo. Erguida em 2016 com práticas de construção responsável, ela conta com telhado verde e canteiros orgânicos elevados, 52 painéis solares - incluindo um design inovador de dossel solar para otimizar o uso espacial -, uso sustentável de materiais de construção, alta eficiência em sistemas de climatização, captação de águas das chuvas e xeriscaping - paisagismo criado para reduzir ou eliminar a necessidade de água para irrigação -, entre outras iniciativas.

 

Além do grupo, há diversos hotéis que seguem no mesmo caminho e investem em iniciativas sustentáveis para preservar a natureza de Park City para muitas gerações futuras. O Lodge at Blue Sky, por exemplo, desenvolve uma série de iniciativas ambientais, sociais e econômicas que vão desde a total eliminação de plásticos de uso único e trabalhos de conscientização com escolas locais até a doação de recursos para a a People's Health Clinic (PHC), uma clínica médica sem fins lucrativos. O hotel tem uma estação própria de tratamento de água e uma fazenda orgânica liderada por mulheres com compostagem e método de plantio direto que dispensa máquinas. A estufa é aquecida geotermicamente para ter pegada neutra em carbono.

 

O Montage Deer Valley, inaugurado em 2010, recebeu a Certificação Prata pela Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) do Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos. É o primeiro hotel certificado no estado de Utah e parte do exclusivo grupo de 100 empreendimentos globais com o título que avalia fatores como práticas sustentáveis na construção, eficiência hídrica, eficiência energética, materiais e recursos naturais e qualidade ambiental interna. O grupo Montage inaugurou seu segundo hotel na cidade, o Pendry Park City, seguindo os mesmos preceitos.

 

Outro gigante em sustentabilidade é o Newpark Town Center, único hotel certificado com o LEED for Neighborhood Development no estado de Utah. Para obter o título, o hotel implementou uma série de iniciativas, incluindo a construção de espaços que reduzem o uso de energia com aquecimento e resfriamento por meio do compartilhamento de paredes, pisos ou tetos de estruturas vizinhas; a oferta de restaurantes, espaços de recreação, escritórios e residências no mesmo espaço, que reduz a necessidade de usar o carro para deslocamentos; a construção de um centro de educação ambiental, estacionamentos em espaços otimizados e o apoio à proteção de 543 acres (o que corresponde a 219 campos oficiais de futebol) do Swaner Preserve & EcoCenter, reserva de vida selvagem local mantida pela Universidade de Utah.

 

“Uma pesquisa recente com membros confirma uma tendência que notamos: em um mundo pós-COVID, os empresários de Park City estão priorizando a gestão ambiental. As três questões que eles classificam como mais importantes são reciclagem, sustentabilidade e mudanças climáticas. Eu ouço esse sentimento ecoando em Summit County enquanto as pessoas ponderam sobre nosso futuro. Está surgindo uma Park City verde, sustentável e próspera”, afirma Jennifer Wesselhoff, presidente e CEO da Park City Chamber/Bureau.

 

Sobre Visit Park City

Park City, em Utah, é um dos destinos montanhosos mais acessíveis dos Estados Unidos, localizado a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Há mais de 100 opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, duas estações de esqui – Park City Mountain e Deer Valley Resort –, cerca de 640 km de trilhas públicas e dezenas de restaurantes e lojas, além de outlets. A cidade também é palco do tradicional festival de cinema independente Sundance.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h39 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias