As criadoras de conteúdo Carla Candace, Ellen Monielle e Luciene Santos (Sapa Vegana) serão responsáveis por definir os cinco projetos comprometidos com o antiespecismo e o veganismo periférico no Brasil que receberão R$ 20 mil cada por meio do Fundo de Apoio a Periferias Antiespecistas (FunAPA), recém-lançado pela Mercy For Animals (MFA), uma das maiores ONGs do mundo dedicada ao fim da exploração animal. |
O fundo é coordenado pelo Comitê de Diversidade, Equidade, Inclusão e Justiça da Mercy For Animals, que abriu o edital (disponível em www.funapa.org.br) em 11 de abril. As inscrições são online e vão até segunda-feira (2 de maio). Além do dinheiro, os projetos escolhidos terão acompanhamento da MFA por três meses. O resultado final será anunciado em 17 de maio.
"Buscamos compor o júri com ativistas antiespecistas que estivessem presentes e atuassem em territórios periféricos, além de prezar pela diversidade de elementos que o edital se propõe a dialogar, como gênero e raça", destaca Lucas Lourenço, membro do comitê.
Conheça as juradas (fotos neste link) Baiana, tem 28 anos e é formada em Comunicação Social, Rádio e TV. Sua militância se aflorou no movimento negro, ainda na universidade, onde também participou de coletivos de movimento LGBTQIA+ e teve o primeiro contato com o antiespecismo e o vegetarianismo. Vegana há quatro anos, Carla diz ter se encontrado no antiespecismo, principalmente, após enxergar como as opressões estavam interligadas e que não haveria libertação sem união.
É graduada em Relações internacionais pela Universidade Potiguar e mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, focou seus estudos em pautas ecológicas, alimentares e amazônicas, sendo seu tema do mestrado relacionado à diplomacia indígena, mudanças climáticas e COPs. Foi diretora geral do projeto Ambientalize e atualmente é voluntária de comunicação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), palestrante TEDx e criadora de conteúdo digital no Instagram.
Tem 27 anos, é estudante de Direito e trabalha na área. Também atua há quatro anos na criação de conteúdo nas redes sociais sobre veganismo popular, onde ficou conhecida como Sapa Vegana. |
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Sol e Chuva