Segunda, 23 de Maio de 2022
71 99955-6118
Turismo Mundo

Turismo e Agricultura consolidam investimento na Colômbia

Na Colômbia em processo contínuo de reativação econômica em 2021, dois setores têm um papel significativo: o turismo e a agricultura, graças ao investimento estrangeiro direto. Apoiados pelos incentivos ao investimento do governo colombiano, os dois setores estão atraindo capital para diferentes departamentos do país, onde essas iniciativas eclodirão na geração de milhares de empregos

19/01/2022 22h00
Por: Fonte: MARCO
Turismo e Agricultura consolidam crescimento econômico colombiano. Crédito da foto: Freepik
Turismo e Agricultura consolidam crescimento econômico colombiano. Crédito da foto: Freepik

Os números falam por si. No setor do turismo, a ProColombia acompanhou, entre janeiro e agosto de 2021, a chegada de cinco novos projetos no valor de 39 milhões de dólares aos departamentos colombianos de Bolívar, Antioquia, Cundinamarca e Cauca. Essas iniciativas fazem parte dos 33 projetos que a entidade acompanha desde o início do governo do presidente Iván Duque, que incluem hotéis para os segmentos de férias e corporativo, ecoturismo, residências para idosos e parques temáticos. O investimento total no setor está avaliado em 481 milhões de dólares e, segundo os investidores, servirá para criar cerca de 4.100 empregos.

Segundo os cálculos realizados pela ProColombia com base no relatório da empresa Colliers International, neste ano, serão inaugurados mais de 3.865 quartos no país, 80% a mais que em 2020, quando foram inaugurados 2.140 quartos. O investimento hoteleiro também prevê ajustes devido à reativação da conectividade aérea, visto que o país recuperou 60% das frequências aéreas internacionais.

“A indústria do turismo no país continua sendo reativada, crescendo e se consolidando, abrindo novas oportunidades de negócios para viajantes e investidores. A Lei do Turismo e a Lei do Investimento Social são fundamentais para os nossos esforços promocionais, uma vez que proporcionam incentivos fiscais que fomentam a construção de novos hotéis e novos parques temáticos, além de sua remodelagem. Em nossa estratégia, promovemos ativamente oportunidades para atrair investimentos para o setor em países como Tailândia, Singapura, Indonésia, Espanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, México, Chile e Costa Rica. Nossa reativação não parará”, afirma Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

Por sua vez, no setor agrícola, um dos protagonistas da reativação econômica da Colômbia está passando por uma grande diversificação graças a iniciativas em agricultura de precisão, safras de café especial, avicultura, abacate Hass, azeite de dendê, alimentos processados ​​e cannabis medicinal.

O interesse dos investidores estrangeiros é grande em um país como a Colômbia, que possui mais de 40 milhões de hectares de terras férteis, das quais apenas 19% são aproveitadas, além de uma grande riqueza hídrica e um território megadiverso, no qual quase todas as espécies encontram um ecossistema adequado para seu desenvolvimento.

De acordo com os resultados geridos pela ProColombia, entre janeiro e setembro de 2021, foram 19 projetos, avaliados em mais de 300 milhões de dólares, valor que representa um acréscimo de 32% em relação ao mesmo período de 2020. Os investidores preveem a criação de cerca de 11.800 novos postos de trabalho, com o início dos projetos nos departamentos colombianos de Antioquia, Caldas, Meta, Risaralda, Cundinamarca, Magdalena, Huila, Valle del Cauca e Bogotá. “Com o maior desenvolvimento do setor agrícola do país, vamos gerar mais exportações, mais empregos e um impacto muito positivo na competitividade de nossas áreas rurais. Em colaboração com o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, continuamos em nossa missão de promover a chegada de investimentos com vocação exportadora e sustentável”, diz Flavia Santoro.

 

Alguns dos novos projetos de hotéis

A rede Marriott inaugurou recentemente o primeiro hotel da marca Residence Inn em Bogotá, após um investimento de mais de 16 milhões de dólares e dois anos de construção, com 131 apartamentos pensados ​​para estadias longas. Até o final deste ano ou o início de 2022, está prevista a conclusão das obras do Sofitel Barú, que conta com 187 quartos e teve um investimento de 60 milhões de dólares. Esse é o novo desenvolvimento hoteleiro da empresa francesa Accor em Cartagena e o número 20 no país.

A rede espanhola Sirenis está construindo um hotel em San Andrés com 254 quartos, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Também digno de nota é o recente anúncio da empresa equatoriana Metropolitan Touring, que, em aliança com a multinacional de cruzeiros fluviais AmaWaterways, desenvolverá uma travessia turística pelo rio Magdalena. O navio entrará em operação em dezembro de 2023.

Junto a essas iniciativas, está o desenvolvimento do Caribe Aventura, considerado um dos maiores parques temáticos da Colômbia, localizado em Piojo, no departamento de Atlântico. Sua inauguração está prevista para o final de 2021 ou para o início de 2022 e sua operação estima gerar mais de 1.200 empregos indiretos, sendo um dos projetos de infraestrutura inovadores que impulsionará o turismo na região.

Além da oferta turística, existem oportunidades de investimento na instalação de centros especializados no atendimento e bem-estar da terceira idade, com prestações em atendimento, conforto, acompanhamento médico e residência permanente ou temporária. É o caso de empresas como a Acalis, que, com vasta experiência na Europa e no Chile, chegou ao país e já conta com serviços de residências para idosos em Medellín e Bogotá.

 

Alguns dos novos projetos agrícolas 

O potencial de produção de cana-de-açúcar, frutas cítricas, uvas e grãos, somado à logística de transporte, com acesso aéreo, marítimo e terrestre, foi decisivo para que a brasileira Solinftec estabelecesse uma operação tecnológica no Vale do Cauca, com a automação de processos agrícolas e o monitoramento de safras por meio de software e de plataforma de inteligência artificial para seus clientes na América Latina.

Com essa solução de agricultura de precisão, 250.000 hectares agrícolas na Colômbia e em outros mercados, como Guatemala, Nicarágua, Honduras, Peru, Paraguai, Equador e Argentina, são monitorados em tempo real. A tecnologia Solinftec processa uma grande quantidade de dados (clima, uso de insumos, resíduos, quantidades colhidas etc.) e, com o uso de inteligência artificial, auxilia os produtores na tomada de decisões assertivas em tempo real, conseguindo aumento de produtividade e redução de custos.

A multinacional PepsiCo é uma das maiores compradoras de batata do país e, com o avanço na construção de sua unidade de produção na cidade de Guarne (no departamento de Antioquia) com a nova infraestrutura, ampliará o escopo de aquisição de insumos para agricultores colombianos em 23.000 toneladas por ano.

No último ano, a PepsiCo investiu mais de 158 milhões de dólares na Colômbia, a maior parte voltada para a construção da obra, que gerou cerca de 700 empregos e teve 50% de participação feminina. Quando entrarem em operação, as instalações abrigarão cerca de 400 trabalhadores, com previsão de conclusão para 2022.

Por sua vez, a equatoriana Provefruit investiu no desenvolvimento de uma planta de processamento de abacate para exportação ao mercado norte-americano. A empresa estima a criação de cerca de 500 empregos no departamento de Antioquia.

A americana Cargill, do setor avícola e agrícola, inaugurou recentemente a Incubadora Caribe no departamento de Bolívar e é considerada a mais moderna e inovadora das fábricas multinacionais do mundo.

A planta tem capacidade para produzir 2,8 milhões de ovos para incubação, o que permite contribuir com 25% da produção total de pintinhos da Cargill no país. Segundo projeções da empresa, no futuro, ela poderá produzir 3,8 milhões de ovos, distribuir frango no Caribe colombiano e exportar para mercados como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

De acordo com relatórios da FDI Markets, nos últimos cinco anos, a Colômbia foi o quarto país com o maior número de projetos de investimento estrangeiro direto para o setor agrícola na América Latina, apenas atrás do México, do Brasil e da Argentina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 02h09 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
20 km/h Vento
79% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias