Brasil Embrapa no Maranhão

Novas formulações de biscoito e gelado de babaçu passam pela análise sensorial

Grupos organizados de quebradeiras de coco produzem e comercializam há décadas pães, bolos, biscoitos e sorvetes feitos com babaçu

07/12/2021 18h40
Por: Rebeca Costa Fonte: Embrapa no Maranhão

Grupos organizados de quebradeiras de coco produzem e comercializam há décadas pães, bolos, biscoitos e sorvetes feitos com babaçu. Mas, essa produção local é baixa, não consegue atender nichos de mercado que valorizam alimentos artesanais devido à falta de padronização, informações técnicas nos rótulos, regularidade e durabilidade desses produtos.

Para mudar essa realidade - e consequentemente a vida das quebradeiras de coco do Maranhão - pela agregação de valor a esses coprodutos do babaçu, a Embrapa Cocais tem pesquisas sobre novos processos e produtos alimentícios feitos com a amêndoa, o mesocarpo e outros coprodutos de babaçu.

Os estudos abarcam diferentes exigências do mercado de alimentos: nutrição, saúde, qualidade e segurança alimentar, serviço ambiental, valorização dos produtos da culinária regional e da cultura regional, gastronomia e turismo, entre outros, além de permitir a inclusão social das quebradeiras de coco. 

No último dia 3 de dezembro, foi realizada a fase de análise sensorial de novas formulações do biscoito e gelado de babaçu na sede da Embrapa no Maranhão. Participaram cerca de 30 pessoas convidadas a degustar os produtos e darem sua opinião sobre cor, aroma, sabor, textura, entre outros critérios de avaliação.

Os novos produtos são isentos de glúten e lactose, possuem pouco açúcar e são ricos em gordura poli-insaturada ou ácido graxo poli-insaturado, que é um tipo de gordura insaturada saudável que inclui os ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6 que não são produzidas pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde, especialmente do coração. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Educação e Inovação Com educação profissional e inovação, Brasil torna sua indústria mais competitiva Principal parceiro do setor em qualificação, testes de qualidade, consultoria e pesquisa e desenvolvimento, SENAI completa 80 anos com desafio de se tornar um modelo para o país
Financiamento Lançamentos da construtora e incorporadora RNI totalizam R$ 761 milhões em VGV e alcança patamar superior aos últimos sete anos Em continuidade com a sua estratégia de expansão nacional, incorporadora lança oito empreendimentos em 2021, crescimento de 30% comparado a 2020 e 256% superior ao 3T21
SUS Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS, inicia mapeamento genético para identificar casos de câncer de mama e próstata no Brasil Em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto é conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento e integra o Programa Genomas Brasil do Governo Federal; a meta é acompanhar 550 pacientes até 2023
Ele1 - Criar site de notícias