Brasil Employer Branding

Multinacional sueca aposta na capacitação de novos talentos para ampliar equipe na Bahia

Com atuação em Jaguarari, Juazeiro e Jacobina, Sandvik cria o Sandschool para treinar e oferecer novas oportunidades de trabalho

07/12/2021 18h20
Por: Rebeca Costa Fonte: Lorenza Coelho

A Sandvik Mining and Rock Solutions, empresa líder no fornecimento de equipamentos, ferramentas, serviços e soluções técnicas para as indústrias de mineração e construção, apostou no Employer Branding para captar e capacitar mão de obra especializada, para o atendimento aos clientes de várias partes do Brasil.

 

A empresa atua nas cidades de Jaguarari, Juazeiro e Jacobina e, de acordo com o presidente da Área de Vendas Brasil, Victor Becattini, quer, por meio do programa denominado Sandschool, oferecer formação profissional e, consequentemente, uma oportunidade de trabalho dentro da própria companhia. “O objetivo é identificar, captar e treinar talentos de formação técnica com perfis diferenciados e alinhados à missão e aos valores da Sandvik, para que passem por uma formação nas instalações de ponta da instituição e, posteriormente, ocupem cargos técnicos em todas as unidades da Sandvik.

 

Para isso, realizou um processo seletivo para candidatos a partir de 21 anos com formação técnica concluída em mecânica, elétrica ou eletromecânica. De mais de 2 mil inscritos, 12 profissionais foram selecionados para a primeira turma e estão passando por um cronograma de treinamento com duração de 80 dias, nas instalações da Sandvik em Vespasiano/MG, com custos de hospedagem e alimentação pagos pela empresa. Em dezembro, uma parte deles assume seus postos nas unidades da Bahia.

 

Time diverso - a coordenadora de RH, Luciana Gomes, explica que o Sandschool é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “Nós buscamos os mais diversos perfis que estivessem alinhados à nossa cultura e nosso propósito. Selecionamos profissionais com alto potencial para desenvolvimento, com a capacidade de serem protagonistas de suas carreiras e participarem do movimento de transformação e inovação de equipamentos e soluções de mineração e construção”, diz. “Além disso, o Sandschool foi pensado em consonância com a política de diversidade e inclusão da Sandvik, que busca promover oportunidades iguais para todos”, ressalta.

 

Para o gerente da Linha de Negócio Peças e Serviços (Reformas, Serviços, Pós-Vendas), Gelio Figueredo, o projeto nasceu com o objetivo de suprir o leque de mão de obra técnica no mercado. “Além disso, buscamos incentivar a comunidade, trazendo novos profissionais para o time e qualificando-os. Só temos a ganhar com um time tão diverso”, destaca.

 

Treinamento em diversas áreas - Os profissionais selecionados passam por treinamentos que abordam conceitos básicos, teoria e prática sobre equipamentos para mineração e construção. Antes e após cada etapa é feita uma avaliação para acompanhamento da evolução de cada participante. “Um dos diferenciais do Sandschool é capacitar as pessoas com o nosso DNA. Assim nós conseguimos um equilíbrio entre a formação que possuem e o desejo de construir uma carreira na Sandvik”, conta Wennedes Nogueira, coordenador de Excelência Operacional.

 

Formatura já em dezembro - a primeira turma do programa de formação profissional Sandschool já está recebendo treinamentos teórico e prático em Vespasiano/MG. Ao fim do período de formação, previsto para o dia 20 de dezembro, eles serão encaminhados para contratos da Sandvik em diferentes regiões do Brasil. A previsão é de que nova turma seja capacitada no primeiro trimestre de 2022 e novas informações serão divulgadas pela empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias