Segunda, 23 de Novembro de 2020 21:44
71 99955-6118
Política Eleições 2020

Campanha eleitoral irregular

Os perigos em fazer campanha antecipada nas eleições

16/09/2020 10h02
Por: Bahia Jornal Fonte: Paulo Maneira
Campanha eleitoral irregular

Enquanto parte da população, geralmente, não quer ouvir falar em eleições, muitos políticos antecipam seus discursos e lançam candidaturas prematuramente. A aposta em querer sair na frente para alguns pode sair como uma espécie de “roleta-russa”, pois se forem identificados como “apressadinhos” podem tomar cartão vermelho e ficar acompanhando as Eleições Municipais 2020 apenas como espectadores. 

 

Sim, até o dia 27 de setembro de 2020 não existe nenhum candidato oficial ao pleito eleitoral de 2020, todos os nomes aí colocados ainda são qualificados como pré-candidatos. Para que o candidato diga que é candidato ele precisa estar com ata de convenção partidária que define a escolha de seu nome e número registrada e enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Registro de Campanha e principalmente dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para fazer campanha.

 

O período para campanha eleitoral neste ano será de 27 de setembro a 14 de novembro, no dia da eleição não existe permissão para NENHUMA atividade de publicidade. A redação do artigo 36-A da Lei das Eleições diz que “não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos”. 

 

Mas, o que estamos vendo por aí, nas redes sociais e nas ruas das cidades são candidatos ansiosos antecipado o processo eleitoral, cometendo alguns crimes eleitorais que podem fazer com que candidatos com menor expressão tenham vantagens em sair depois, pelo menor desgaste com o eleitor, ou seja, pelos olhos da Justiça Eleitoral que pode não “enxergar” as práticas desses crimes de antecipação, fugindo a regra maior que é dar as mesmas condições a todos os candidatos.

 

Muitos podem dizer que o que digo é bobagem e que vivemos no país da impunidade, porém vivemos no mundo da tecnologia e para se fazer uma denuncia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) hoje, basta baixar um aplicativo de fiscalização (Pardal - Denúncias Eleitorais) e descrever o que está acontecendo e aguardar a justiça entender se o que está acontecendo é crime eleitoral ou não.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paulo Maneira
Sobre Paulo Maneira
Formado em Comunicação Social (Jornalismo), diretor da Agência YellowFant, consultor do EleitorWeb, profissional com ampla experiência em Marketing Digital, Gestão Pública e Marketing Político. O jornalista é colunista do Bahia Jornal e sempre traz conteúdos variados focados em temas de interesse coletivo.
Salvador - BA
Atualizado às 21h34 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

28° Sensação
11 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias