O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, tem se articulado para tentar impedir a candidatura do presidente do PL local a deputado estadual nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por aliados próximos ao gestor, que apontam preocupação com o crescimento da sigla no município e o fortalecimento do nome do dirigente partidário, que também preside a Maramata.
De acordo com relatos de pessoas próximas ao núcleo político do governo, Valderico participou recentemente de um café da tarde com integrantes da base, onde comentou a necessidade de frear o avanço do PL e o projeto político do presidente municipal da legenda. Durante a conversa, teria sido revelado que o prefeito viajou a Brasília na tentativa de convencer o deputado federal Capitão Alden a retirar o apoio à pré-candidatura.
A investida, no entanto, teria sido mal-sucedida. Capitão Alden, que exerce influência dentro da legenda, teria reafirmado o apoio ao projeto do dirigente de Ilhéus e garantido que o partido vai investir fortemente em sua campanha na região cacaueira.
De volta à cidade, Valderico teria expressado insatisfação com o resultado da reunião e confidenciado a aliados que buscará apoio da executiva estadual do PL, presidida por João Roma, para tentar reverter o cenário. No entanto, o prefeito também enfrenta pressão interna: o partido cobra o cumprimento de acordos políticos firmados ainda durante a campanha municipal, que, segundo fontes partidárias, não foram atendidos até o momento.
A possível candidatura do presidente do PL em Ilhéus promete movimentar o cenário eleitoral no sul da Bahia, polarizando forças locais e colocando em xeque a liderança do grupo político do atual prefeito.
Mín. 25° Máx. 26°