Prosseguindo os trabalhos do Projeto de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo, será realizada nesta terça-feira (24/9), uma roda de diálogo acerca da contextualização histórica do distrito de Abrantes. A iniciativa, que vai contar com a participação de representantes da comunidade, historiadores e membros integrantes da Comissão de Acompanhamento das ações do projeto, será às 15h, no Centro Cultural Vila de Abrantes, localizado na Rua da Matriz.
O Plano de Salvaguarda da Igreja do Espírito Santo de Vila de Abrantes é uma ação desenvolvida seguindo as metas e os critérios da gestão pública de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), que reconhece a importância das medidas de preservação dos bens que compõem o patrimônio material do município, a fim de fazer valer o cumprimento das leis e diretrizes do patrimônio tombado em instância municipal pelo Decreto n.º 7.574/2021, conforme a Lei n.º 1088/2010.
Para que o instrumento do tombamento seja salvaguardado e possa, efetivamente, ser protegido é necessário ser percorrido um longo processo. A Educação Patrimonial é uma relevante diretriz do plano, serão ressaltadas a importância dos ritos realizados pela igreja, bem como de pesquisa incluindo relatos históricos, educação patrimonial e a análise do estado de conservação atual da igreja.
Mín. 23° Máx. 27°