As eleições municipais de 2024 mostraram um cenário com uma espécie de “raio-x” do eleitorado quanto às suas preferências no país. O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, conseguiu fazer 523 prefeitos nas eleições municipais deste ano. O número é superior ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elegeu 253 candidatos pelo Brasil.
De acordo com o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder do Partido Liberal na Câmara Federal, o PL, partido de Bolsonaro, foi o campeão nas urnas este ano, somando 15,7 milhões de votos, um crescimento de 236% em relação à eleição anterior, de 2020, quando somou 4,7 milhões. O militar baiano ressalta que o desempenho do PL é o dobro daquele obtido pelo PT. O partido de Lula ficou em 6º lugar, com 8,9 milhões de votos.
“As urnas mostram que o Partido Liberal (PL) foi o mais votado nestas eleições com 15,7 milhões de votos, quase o dobro do Partido das Trevas (PT). O povo brasileiro deu a devida resposta nas urnas para a turma do descondenado”, pontua Alden.
Com uma nítida demonstração de otimismo com os números apurados, o parlamentar baiano destaca que suas expectativas vão para além do “raio-x” identificado tanto nacionalmente quanto em cenário local.
Na Bahia, por exemplo, o deputado federal Capitão Alden atuou como incentivador de novas candidaturas, a grande maioria dos candidatos apoiados por ele tiveram sua primeira experiência eleitoral no pleno deste ano. Dentre os nomes já experimentados 100% dos candidatos apoiados pelo Deputado Federal melhoraram seu desempenho eleitoral comparado a 2020. Em Feira de Santana, Ismael Bastos (PL), saiu de 2.096 para 4.968, um aumento de 137%. O candidato a vereador mais votado na cidade pelo Partido Liberal que conquista a cadeira na Câmara Municipal.
ESTRATÉGIA - O deputado federal Capitão Alden, que sempre defendeu o planejamento estratégico na política, utilizou fielmente isso no pleito eleitoral deste ano. Com apoios em Ilhéus, Jacobina, Lauro de Freitas e Camaçari, o parlamentar teve participação decisiva nos resultados dos candidatos: Valderico Junior, Valdice, Zé Ronaldo, Débora Regis e Flávio Matos respectivamente.
Feira de Santana, o Capitão Alden seria o candidato do Partido Liberal no município, mas pensando, estrategicamente, na cidade e no combate ao PT na Princesa Sertão, o parlamentar optou por remover sua candidatura e apoiar Zé Ronaldo colaborando de forma decisiva para eleição do novo prefeito da cidade.
Mín. 23° Máx. 27°