Estudantes da rede estadual de ensino baiana estão sendo preparados para o mercado de trabalho por meio do Projeto Super Futuro, que oferece formação em
carreiras de alto crescimento, envolvendo sustentabilidade e novas tecnologias, além de orientação profissional. Aplicada pela ONG JA Rio de Janeiro, em parceria com a Supergasbras, a iniciativa leva para a sala de aula assuntos essenciais para compreensão e desenvolvimento de um projeto de vida em prol de uma sociedade sustentável e de carreiras inovadoras.
Na edição de 2024, participam mais de 1.000 estudantes de 5 escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Camaçari, Salvador e Feira de Santana.
Ainda este ano, durante a iniciativa, cuja abertura do 1º semestre contou com o ator e ativista ambiental Mateus Solano – também defensor da campanha Mares
Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU) –, representantes da JA Rio de Janeiro e profissionais da Supergasbras, será promovida uma Feira de Profissões do Futuro, 100% on-line e gratuita, com foco em inovação.
No evento, voluntários compartilham experiências e orientações sobre novas profissões, apresentam como é o mercado de trabalho, debatem outros pontos sobre carreira e formação e tiram dúvidas dos participantes.
Além da aplicação em sala de aula, a implementação do projeto social acontece por meio de disciplinas ou do Itinerário Formativo a ser escolhido pela escola ou rede de ensino - ou, ainda, por chamada aberta, pela plataforma Inspira JA. Em ambos os casos são oferecidas também mentorias on-line com profissionais da Supergasbras. A duração da formação é de até 50 horas e a previsão de término é em outubro deste ano.
As escolas participantes são: Colégio Estadual Thales de Azevedo (Salvador-BA), Colégio Estadual Luis Viana (Salvador-BA), Colégio Estadual Polivalente de Camaçari (Camaçari-BA), Colégio Estadual Professora Tecla Mello (Feira de Santana-BA) e Colégio Estadual Georgina de Melo Erismann (Feira de SantanaBA).
“O propósito do Super Futuro é preparar os jovens das escolas públicas para as demandas da sociedade contemporânea. As soluções pedagógicas criadas aplicam programas e atividades que abordam temas de sustentabilidade e novas tecnologias, além do foco no mercado de trabalho, já que, para atender às novas
demandas do século XXI, é importante que desenvolvam novas competências e habilidades, independente da área de atuação profissional”, diz Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.
Chegada a Bahia, expansão a outros estados, Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável e viagem ao Piauí
O Super Futuro está em sua segunda edição e acaba de chegar na Bahia. Além disso, o projeto também está presente no Rio de Janeiro e aos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com perspectiva de impactar mais de 5 mil estudantes somente este ano.
Para Vinícius Santos, Coordenador de Projetos da JA na Bahia, o empreendedorismo integrado a sustentabilidade nas escolas, prepara os alunos para serem agente de mudança, promovendo soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente e impulsionam o desenvolvimento econômico e social de forma consciente, afirma Vinícius.
Estudantes que cursaram o programa Negócios Sustentáveis, aplicado no primeiro semestre, têm a oportunidade de participar da Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável, parte do projeto. O prêmio da competição contempla uma viagem para participar do Findinexa Brasil, um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do país, realizado pela JA Piauí, em Luís Correia, no Piauí, em outubro.
O evento visa despertar o espírito empreendedor, descobrir habilidades e
potencializar competências dos participantes para o convívio em uma sociedade colaborativa, além de estimulá-los a criar soluções sustentáveis. A jornada é a premiação pela primeira colocação em iniciativas realizadas pela organização, membro da rede global Junior Achievement, em centenas de escolas do estado fluminense.
“O projeto quer transcender os limites da sala de aula, permitindo flexibilidade de aprendizado ao aluno, já que sabemos que essa geração é 100% conectada. Por isso, incluímos a plataforma ‘Inspira JA’, na qual o participante tem acesso aos programas do Super Futuro e outras opções gratuitas de cursos. O objetivo é propiciar imersão em temas valorizados pelo mercado de trabalho e para quem deseja ter seu próprio negócio, conectando jovens ao objetivo do Super Futuro”, destaca Maria Clara Wasserman, coordenadora de Projetos na JA Rio de Janeiro.
Para o Gerente Regional de RH da Supergasbras, Artur Martins Jr, a parceria com o Projeto Super Futuro é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho e impulsionar o empreendedorismo. “Ao unirmos forças com iniciativas
que capacitam estudantes, oferecendo formação em carreiras de alto crescimento, não estamos apenas promovendo a educação, mas também fortalecendo as bases de uma comunidade mais próspera e sustentável. Acreditamos que a educação é um catalisador para transformar vidas e construir um futuro melhor para todos,” afirma.