A Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social (CIB) realizou mais uma reunião ordinária nesta terça-feira (26), desta vez, no auditório do Ministério Público da Bahia. A instância de deliberação é formada por representações das gestões municipais e do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
Durante o encontro, novos membros da CIB para o biênio 2024/2026 foram empossados pela titular da Seades, Fabya Reis, que também conduziu a mesa de abertura e mediou os debates em torno da política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Nós temos uma disposição de pessoas que são comprometidas e entusiasmadas para materializar o que nós discutimos na nossa Conferência Estadual sobre o SUAS que temos e o SUAS que queremos, a fim de que a gente siga ampliando e qualificando os serviços na Bahia. Parabenizo os empossados e reafirmo o compromisso de caminharmos juntos”, declarou a secretária Fabya Reis.
Na oportunidade, ainda foi pontuado o processo de acompanhamento dos equipamentos do SUAS nos territórios baianos, que diz respeito ao conjunto de ações de monitoramento realizadas pela equipe da Seades para identificar as fragilidades e oferecer apoio técnico na qualificação da proteção social.
O presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Tassio Castor, que também compõe a CIB, reiterou a parceria entre o Governo e os municípios da Bahia. “O Coegemas renova e reforça os diálogos com a Seades em busca de melhorias para a assistência social nos municípios do nosso estado. É com esse desafio e compromisso que nos colocamos sempre à disposição”, explicou.
Outro ponto relevante na assembleia foi a apresentação realizada pela professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Jucimere Silveira, acerca do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) voltado à estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
“A reunião da CIB de hoje foi importantíssima para o processo de trabalho da assistência social, porque serve principalmente para alinhar as informações e o fluxo dos processos de trabalho das secretarias municipais. Além de ser um mecanismo de compartilhamento de ideias que visa o norteamento de assuntos que precisam ser decididos em consenso”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social de Ubaíra, Soane Oliveira.
Além disso, os diálogos abordaram assuntos como SUAS e Sistema de Justiça, Plano de Ação da Coordenação de Gestão Estadual do SUAS e Cofinanciamento para 2024.
Fonte: Ascom/Seades
Mín. 23° Máx. 27°