Sexta, 24 de Setembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Política Política

Vereador Edivaldo Palhaço promove encontro entre ABAM e Moema Gramacho

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (ABAM) discutiu melhorias para a categoria

12/02/2021 às 16h17
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Compartilhe:
Foto: Ascom
Foto: Ascom

O Vereador Edivaldo Palhaço (Cidadania) promoveu um encontro entre a Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), o núcleo da ABAM-Lauro de Freitas, Cida Paim e a professora Sirlene Lisboa, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF). Na oportunidade foram debatidas diversas pautas, tais como: o ofício das baianas no município, o decreto emergencial, além de um plano de ação para as baianas, no pós-pandemia. 

Umas das alternativas que foram apresentadas são as opções de cursos de qualificação e parcerias com o terceiro setor. Desta forma, a cidade conseguirá promover e ao mesmo tempo preservar, a tradição dos balaios e os mais lindos tabuleiros, que são admirados e consumidos pelos munícipes e turistas. “O nosso mandato foi e é propositivo, além de termos uma forte inserção em nossa cultura. E desta forma, nós não poderíamos ficar de fora da organização desta entidade tão importante para a nossa Lauro de Freitas. Estamos nesta luta junto a ABAM”, pontuou Edivaldo Palhaço.  

Durante a reunião, o edil apresentou formalmente a Prefeita, a Coordenadora da ABAM, do núcleo de Lauro de Freitas, Cida Paim, que apresentou um balanço das atividades realizadas durante 05 meses de existência no município. “Eu estou muito feliz em ver as Baianas se organizando e ocupando os espaços, que nós construímos desde 2006 exclusivamente para elas. Mas, que não haviam sido ocupados e com certeza agora será, pois elas são o nosso patrimônio”, finalizou Moema. 

ABAM

Fundada em 1992 como uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cuja finalidade e objetivo principal são a promoção dos meios necessários ao desenvolvimento e bem estar de suas associadas. Com aproximadamente 4 mil filiadas, a entidade já possui um “Selo de Qualidade”, em função do trabalho de capacitação que é desenvolvido. Pois, cursos profissionalizantes são oferecidos, para que assim ajude na solidificação e manutenção dessa tradição. “Nós temos buscado diversas parcerias no setor privado, como a coca cola, Sebrae, Aliança Francesa e Avante, uma empresa de microcrédito. Para nós, sempre foi um sonho ter esse núcleo em Lauro de Freitas, que é uma cidade que gosto muito. Durante a pandemia fizemos doações de 3 mil cestas básicas, além de 400 Baianas contempladas com produtos.”, relatou Rita Santos, Presidente Nacional da ABAM.

A entidade possui núcleos em Alagoinhas, Caetité, Camaçari, Cruz das Almas, Dias D´Ávila, Ilhéus, Itaparica, Jaguaquara, Lauro de Freitas, Maragogipe, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lauro de Freitas - BA
Sobre o município www.laurodefreitas.ba.gov.br
Salvador - BA Atualizado às 21h49 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

Sáb 28°C 21°C
Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias