Terça, 26 de Janeiro de 2021 17:59
71 99955-6118
Cidades Salvamento

Salvador registra 114 afogamentos nos dez primeiros dias de 2021

Entre as praias com maior quantidade de ocorrências estão as de Jardim de Alah, Itapuã, Jaguaribe, Stella Maris e Flamengo

12/01/2021 10h30
Por: Bahia Jornal
Foto: Max Haack / Secom-PMS
Foto: Max Haack / Secom-PMS

Mesmo neste período de pandemia de Covid-19, o calor provocado pelo Verão e o período de férias escolares são um convite irresistível para o banho de mar. No entanto, o número de afogamentos nas praias de Salvador têm preocupado a Prefeitura. Nos primeiros dez dias de 2021, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 114 ocorrências nas praias da orla da capital baiana e um óbito - o de um jovem, em Itapuã, após sofrer mal súbito.  

 

Os acidentes mais comuns entre os banhistas são os afogamentos por imprudência, negligência e falta de atenção para a sinalização. Entre as praias com maior quantidade de ocorrências estão as de Jardim de Alah, Itapuã, Jaguaribe, Stella Maris e Flamengo.

 

Para evitar ocorrências mais graves, a Salvamar pontua recomendações para a população. Por exemplo, logo na chegada, é ideal buscar um salva-vidas para ter informações sobre condições da maré e situação da praia, se está favorável ao banho de mar. Deve-se também evitar as profundidades e locais com correntezas ou buracos.

 

É necessário também não deixar de observar as sinalizações, onde a bandeira vermelha indica que é uma área de perigo e a amarela a presença de salva-vidas. Além de respeitar as placas de risco de afogamento, outro cuidado é para não nadar após ingerir bebidas alcóolicas, principalmente em áreas com profundidade. Os salva-vidas também desaconselham ao cidadão tentar salvar, sozinho, uma pessoa em perigo no mar – o ideal é que este procedimento seja feito por um profissional.

 

Protocolos – Além de evitar afogamentos, a população também precisa estar atenta aos protocolos de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus nas praias. O uso da máscara é obrigatório para todo o período que estiver na faixa de areia. Além disso, é necessário respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m, na areia, e de 2m na água.

 

Estão permitidas atividades esportivas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscaras durante todo o período. Fica vedada a prática de qualquer modalidade esportiva que envolva mais de quatro participantes, a exemplo de futebol, e de atividades que gerem contato físico. Não são permitidas atividades que gerem aglomerações, como piqueniques, luaus e eventos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
www.salvador.ba.gov.br
Salvador - BA
Atualizado às 17h58 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

31° Sensação
22 km/h Vento
62% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias