Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Cidades Pesquisa

Bahia tem crescimento no consumo nas classes C e D puxado pela alta de 82% nos gastos com viagens aéreas

Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou que os baianos apresentaram um incremento de 1,2% no consumo em março ante fevereiro de 2022

20/05/2022 16h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Kauê Diniz

O consumo das classes C e D na Bahia fechou positivo em março, com 1,2% de incremento em relação ao mês anterior, impulsionado pela alta nas viagens aéreas. Os gastos com passagens de avião subiram em 82% nesse período, segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.

 

Outros setores foram importantes para a Bahia apresentar essa alta em março: Rede Online (40%), Combustível (14%), Automóveis e Veículos (14%), Hotéis e Motéis (11%), Serviços (10%) e Transporte (5%). Recuaram os gastos com Diversão e Entretenimento (-36%), Lojas de Artigos Diversos (-10%), Drogaria/Farmácia (-4%), Lojas de Roupas (-3%) e Telecomunicação (-1%).

 

BRASIL

O cenário na Bahia é semelhante ao do Brasil. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no País nesse período foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.

 

Exceto o Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).

 

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

 

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

 

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.

 

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link

https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Mar22_estados_estados_pdf.pdf.

 

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 11h18 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
58% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias