Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Cidades Homens Pink

Últimas sessões do espetáculo Homens Pink no Sesc Belenzinho

A montagem da Cia La Vaca, de Santa Catarina, segue em cartaz no Sesc Belenzinho, até 15 de maio, com sessões sexta e sábado, às 21h30 e domingo, às 18h30

09/05/2022 22h30
Por: Rebeca Costa Fonte: Adriana Balsanelli

Público tem somente este fim de semana para conferir o espetáculo Homens Pink. A montagem da Cia La Vaca, de Santa Catarina, segue em cartaz no Sesc Belenzinhoaté 15 de maio, com sessões sexta e sábado, às 21h30 e domingo, às 18h30.

 

Renato Turnes dirige, escreve e protagoniza a performance documental que celebra o orgulho da ancestralidade LGBTQIA+. O espetáculo foi criado a partir de depoimentos de homens gays idosos. As recordações pessoais do ator se fundem a lembranças emprestadas sobre a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros para celebrar o orgulho da ancestralidade LGBTQIA+.

 

O projeto foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural de 2017/2018 e iniciou sua trajetória com um documentário homônimo que estreou online entre os anos de 2020 e 2021 em festivais nacionais e até em Bangkok, na Tailândia. Com a temporada no Sesc Belenzinho, o filme está disponível no canal de Youtube da Cia até 17 de maio.

 

“Na época de minha adolescência, tinha uma geração mais velha que já era conectada com o universo LGBTQIA+. Eles sabiam as melhores músicas, tinham mais conhecimento da moda, eram um modelo para nós mais jovens. Com o passar dos anos, comecei a questionar por onde andavam essas pessoas e iniciaram-se os questionamentos sobre o processo de envelhecimento e invisibilidade. A questão de não se sentir mais confortável em certos ambientes. Assim como toda a sociedade, esta comunidade também é atingida por não estar mais nos padrões de beleza e consumo. Foram encontrados momentos de convergência como a explosão da epidemia da AIDS. São narrativas que se distanciam e se tocam ao mesmo tempo”, ressalta o ator.

 

Durante a pesquisa, Renato Turnes encontrou, em São Paulo e em Florianópolis, nove homens gays dispostos a compartilhar com ele suas memórias: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares. Fotos, projeções e objetos dos próprios entrevistados compõem os elementos de cenário e figurino que remetem a luz e escuridão, características que reforçam o tom agridoce do espetáculo em meio aos fragmentos narrativos.

 

A Cia La Vaca também estreou o documentário O Amigo do Meu Tio em 2022 que conversa com a peça Homens Pink. Por meio de imagens antigas de fitas VHS, é mostrada a história da infância de uma criança LGBTQIA+. O filme foi vencedor do 29º Festival Mix Brasil na categoria Prêmio Canal Brasil de Curtas.

 

“Nossas histórias eram contadas por um grupo hegemônico, passando pelos mesmos temas e abordagens. Todavia, nos últimos anos, houve uma mudança de perspectiva. Finalmente a história tem sido contada por nós mesmos. A comunidade LGBTQIA+ tem mostrado suas vidas, gerando novas facetas envolvendo idade, raça. Homens Pink é uma reverência para aqueles que vieram antes, os pioneiros na luta por uma série de direitos”, enfatiza Turnes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 12h38 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
61% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias