Quinta, 26 de Novembro de 2020 01:26
71 99955-6118
Política Política

Coelba mantém rede subterrânea na Barra e no Centro; serviço deve chegar a Ondina em 2021

Empresa apresentou detalhes da operação do carnaval 2020 e diz que foco é segurança e inovação; meta é evitar quedas de energia e possibilitar reparos rápidos

19/02/2020 12h01
Por: Bahia Jornal Fonte: Evilásio Júnior
Foto: Evilásio Júnior
Foto: Evilásio Júnior

Com todo o perímetro dos circuitos da Barra e do Campo Grande dotado de fiação subterrânea, a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba) acredita que no próximo carnaval a região de Ondina também será contemplada com o serviço e deixará de ter exclusivamente a rede aérea. Ao todo, a rede que atende aos trechos da folia soma 1,2 mil quilômetros de malha de distribuição.  

 
“Esse ano a gente não teve nenhum tipo de acréscimo de rede subterrânea, mas, para 2021, teremos sim. Faz parte do nosso planejamento, focado mais na segurança e qualidade de serviços, a gente tirar todos os pontos de rede aérea dentro dos circuitos principais e fazer a adequação para subterrânea”, afirmou o supervisor de operações da empresa, Geraldo Fernandez, em entrevista ao EJR.
 
A Coelba apresentou a sua operação para a festa, nesta terça-feira (18), em evento no Fera Palace Hotel, na Rua Chile, com foco na inovação e segurança. Os preparativos foram iniciados em agosto, com a inspeção de mais de 30 mil postes e estruturas, poda de 2.213 árvores e instalação de equipamentos.
 
De acordo com o representante da empresa, houve treinamento com integrantes do Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Guarda Municipal, motoristas de trios elétricos, em parceria com o Detran e notificação das empresas de telefonia para remoção de todas as travessias existentes nos percursos. Além disso, houve a implantação de bandeirolas de sinalização, 60 medidores Easy Trafo e 30 monitores de base fusível para evitar quedas de energia e instabilidade na iluminação pública. A meta é evitar interrupções no fornecimento e, em caso de acidentes, possibilitar a mais rápida correção.
 
“A gente trabalha para isso, com certeza. A gente está trabalhando para evitar qualquer tipo de acidente”, reforçou Fernandez, ao pontuar que, após o período carnavalesco, parte dos equipamentos será realocada para outros pontos da cidade e alguns permanecerão nas áreas.
 
Para evitar furto de energia por ambulantes, que coloca em risco a estabilidade da rede, uma parceria foi firmada entre a Coelba, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Defesa Civil, em que haverá fiscalização e comunicação mútua entre os órgãos.
 
Mesmo assim, em caso de falta de energia ou acidentes, usuários e empresas podem acionar a companhia por aplicativo de celular ou pelo telefone 116.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Evilásio Júnior
Sobre Evilásio Júnior
Mais notícias sobre política.
Salvador - BA
Atualizado às 01h23 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 27°

25° Sensação
9 km/h Vento
83% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol e Chuva
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias