Segunda, 30 de Novembro de 2020 11:15
71 99955-6118
Política Política

Novo presidente, Duda estima fazer 10 vereadores; saiba quem entra e quem sai do DEM

Partido do prefeito ACM Neto conta hoje com seis cadeiras na Câmara e pode lançar até 65 candidatos

19/02/2020 21h43
Por: Bahia Jornal Fonte: Evilásio Júnior
Foto: Evilásio Júnior
Foto: Evilásio Júnior

Novo presidente do DEM em Salvador, o vereador Duda Sanches tem uma meta para lá de ambiciosa: ampliar o número de cadeiras do partido de seis para 10.

 

Ao contrário das siglas pequenas e médias, a nova legislação eleitoral, que impede as coligações proporcionais, não desanima a legenda comandada nacionalmente pelo prefeito ACM Neto.

 

Com o atual vice Bruno Reis como escolhido como candidato à sucessão, e considerado pelo grupo como favorito a chegar ao Palácio Thomé de Souza, a agremiação pode lançar o número máximo de postulantes permitido para a chapa proporcional na capital baiana: 65.

 

“Uma eleição em que a legislação tende a repelir partidos menores, é natural que os partidos mais densos cresçam e agreguem mais candidatos a vereadores, inclusive os de mandato. Nós temos um quadro já com seis vereadores e pretendemos chegar a dez vagas. Ou seja, o Democratas chega muito forte, para fazer história, com a maior bancada na Câmara Municipal de Salvador. Também devemos fazer o vereador com o menor número de votos”, projetou o edil, em entrevista ao EJR.

 

Entre os motivos para chegar ao número máximo sem dificuldades estão as possibilidades de alguns eleitos serem chamados a compor o secretariado de uma possível nova gestão, além de, daqui a dois anos, outros conseguirem se eleger para a Assembleia Legislativa ou até mesmo para a Câmara dos Deputados. “É natural que uma bancada dessa tenha muito mais chances de ter secretários e deputados eleitos”, pontuou Duda.

 

Atualmente, além do novo dirigente, o Democratas tem na Casa Alexandre Aleluia, Maurício Trindade, Orlando Palhinha, Vado Malassombrado, Demétrio Oliveira e Alex Mine. Outros nomes fortes são o do secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, que está licenciado, mas voltará à CMS em abril para disputar a reeleição, e a coordenadora-geral de Proteção e Defesa do Consumidor, Roberta Caires, que abdicou de concorrer à Prefeitura de Porto Seguro para reforçar a bancada feminina na capital.

 

Quem entra e quem sai? – A permanência de Aleluia depende da efetivação do Aliança pelo Brasil, o que já foi descartado ao site pelo parlamentar federal Eduardo Bolsonaro. Nos bastidores, é dada como certa a saída de Trindade, mas alguns ingressos de peso são esperados. Entre eles, Kiki Bispo, ainda no PTB, Téo Senna, hoje no PHS, e o atual líder do governo Paulo Magalhães Júnior, em situação insustentável no PV.

 

As vereadoras Marcelle Moraes (sem partido) e Lorena Brandão (PSC), que chegaram a conversar para entrar no DEM deverão ter outro destino. Enquanto a protetora dos animais deve seguir Leo Prates no PDT, a bispa da Assembleia de Deus permanecerá entre os sociais-cristãos.

 

Perguntado sobre o cenário, Duda Sanches prefere ser comedido: “A gente vai ter um cenário definitivo depois do carnaval”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Evilásio Júnior
Sobre Evilásio Júnior
Mais notícias sobre política.
Salvador - BA
Atualizado às 10h55 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 30°

32° Sensação
17 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias