Segunda, 23 de Novembro de 2020 13:09
71 99955-6118
Política Política

PT de Salvador destaca eleição de bancada negra e combate à violência racial no 20 de novembro

“Estamos felizes com a eleição de uma bancada 100% negra, mas, mesmo com esse fortalecimento e avanços na inclusão social dos negros em espaços como esse, temos um longo caminho a percorrer na luta contra o racismo”

20/11/2020 16h56
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a bancada mais negra da Câmara de Vereadores da cidade, o PT de Salvador lembra o Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, destacando para a inclusão social e a garantia de direitos, mas, principalmente, para a violência gerada pelo racismo contra à população negra. 

 

O PT lançou o maior número de candidaturas negras em Salvador e formou a segunda maior bancada de vereadores de Salvador, com a eleição de Maria Marighella, Tiago Ferreira, Marta Rodrigues e Luís Carlos Suíca, que representam a luta antirracista na capital mais negra do Brasil. 

 

O presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, celebrou o aumento de candidaturas negras na cidade e no país, cerca de 44% em todo o Brasil.“Estamos felizes com a eleição de uma bancada 100% negra, mas, mesmo com esse fortalecimento e avanços na inclusão social dos negros em espaços como esse, temos um longo caminho a percorrer na luta contra o racismo”, disse.  

 

Além das conquistas, Ademário destacou a luta contra o racismo estrutural e citou como exemplos a ameaça de morte feita contra a primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC), a professora Ana Lúcia Martins (PT), e o feminicídio da candidata negra, também do PT, à Prefeitura de Curralinho, no Marajó, em Belém. 

 

“O que aconteceu em Santa Catarina e Belém, com as companheiras Ana Lúcia e Leila, é o retrato do racismo e machismo enraizados na estrutura social do nosso país. O ano de 2020 foi marcado pelo aumento de negros das eleições, mas ainda registrou alto índice de mortes e casos de violência contra a população negra”, destacou Ademário. 

 

Dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, publicados em 2019, mostram que 75% das vítimas da violenta letal no Brasil são negras. Os jovens negros morrem mais do que jovens brancos, assim como as mulheres negras são mais assassinadas e sofrem mais assédio que as mulheres brancas. “Os dados deixam evidente a relação entre violência e desigualdade social, uma das expressões mais cruéis do racismo. Nossa luta é para reverter esses números. E essa será uma das mais importantes lutas da segunda maior bancada da Câmara de Vereadores de Salvador”, declarou Ademário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 13h09 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 32°

32° Sensação
19 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias