Segunda, 23 de Novembro de 2020 21:48
71 99955-6118
Política ELEIÇÕES 2020

Ibope aponta massacre de Bruno contra cinco tripulantes do Titanic de Rui; Isidório tentou tapetão para não revelar queda livre

Confira a análise da nova pesquisa, que aponta democrata com 61%, contra 13% de Denice, 7% de Olívia e 5% do deputado do Avante

30/10/2020 21h17 Atualizada há 3 semanas
Por: Evilásio Júnior
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA

Embora contestada judicialmente pela sua metodologia, a pesquisa Ibope/TV Bahia comprova, além de números, a malfadada estratégia liderada pelo governador Rui Costa (PT) que, se em 2016 levou três candidatos da sua base ao naufrágio, abusou da teimosia este ano e conseguiu alçar cinco fragatas da sua armada para o desastre em alto-mar. 

 

O resultado é definitivo? Não – ainda faltam duas semanas para a abertura das urnas. Pode o instituto novamente errar? Sim. Mas não tão miseravelmente ao ponto de macular o que os dados irrefutavelmente revelam. A verdade é que, agora, apenas um milagre, e não atuação política – que já se comprovou insípida –, pode impedir o massacre em primeiro turno. 

 

Que a derrota não seja tão acachapante quanto foi no pleito de quatro anos atrás, inevitavelmente é o segundo fracasso consecutivo da estratégia do petista em Salvador, com o agravante de que este ano não está no páreo o prefeito ACM Neto, mas sim o seu ex-assessor e atual vice Bruno Reis, testado ele mesmo na urna tão somente nas campanhas de deputado estadual em 2010 e 2014. O iceberg foi avisado por diversas lideranças da cúpula do grupo político do Palácio de Ondina, mas, tal qual o capitão Edward Smith, Rui ignorou, pois a arrogância não o permitiu "imaginar qualquer condição que faria afundar" o Titanic.

 

Dada a tática equivocada e falta de capacidade de articulação política, os 61% da criatura, alcançados no bojo da boa avaliação do criador, não chegam a surpreender. O que deixa os analistas mais conceituados estupefatos é a possibilidade de estrago na campanha que a concentração de uma candidatura de uma mulher negra, de origem humilde, com o carimbo das obras do governo do Estado, poderia fazer. 

 

Com todo o respeito à relevância do trabalho da major Denice Santiago (PT) à frente da Ronda Maria da Penha, os 13% que ela soma surgem tão somente do adesivo forçado à imagem de Rui. Ou seja, ela e Olívia Santana (PCdoB), que aparece com 7%, juntas, apesar de toda a estratégia mambembe, somam 20%.

 

Explica-se ainda o porquê de o Pastor Sargento Isidório (Avante) tentar impedir na Justiça a divulgação do resultado. A também prevista desidratação do deputado – mais uma insistência inexplicável de Rui –, que de vice agora é quarto, com 5%, pode atrapalhar os seus reais planos. O fato é que nem o próprio parlamentar se leva a sério. O que ele quer é efetivar mais um filho no Legislativo, para garantir a capitania hereditária da família, cravejada na bem-aventurada de recursos públicos Fundação Doutor Jesus.

 

Para não dizer que não falei de flores, dos demais enviados à corrida para marcar posição, só surpreende o 1% de Bacelar, cujo partido, Podemos, tem um trabalho histórico de militância na capital. As extremas esquerda de Hilton Coelho (PSOL) e direita de Cezar Leite (PRTB) podem ir, com sorte, ao máximo da margem de erro de 4%. O mesmo não tende a acontecer com os zeros de Rodrigo Pereira (PCO) e Celsinho Cotrim (Pros).

 

Obrigatório: Com nível de confiança de 95%, a consulta ouviu 602 eleitores entre quarta (28) e sexta-feira (30) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o protocolo 06917/2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Evilásio Júnior
Sobre Evilásio Júnior
Mais notícias sobre política.
Salvador - BA
Atualizado às 21h34 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

28° Sensação
11 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias