Segunda, 23 de Novembro de 2020 21:32
71 99955-6118
Cidades Prêmio

Prêmio que incentiva a educação fiscal é lançado na Bahia

O lançamento, que ocorreu de forma virtual, reuniu dirigentes de várias entidades ligadas à sociedade civil e também ao grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO).

30/10/2020 21h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom

Com o objetivo de valorizar, promover e incentivar a discussão da importância da função social do tributo e o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) lançou o prêmio IAF de Educação Fiscal. O lançamento, que ocorreu de forma virtual, reuniu dirigentes de várias entidades ligadas à sociedade civil e também ao grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO).

De acordo com a coordenadora do Prêmio e diretora de Assuntos Fiscais e Tributários do IAF, Vera Virgínia Chaves, além de fiscalizar e arrecadar, também é papel do auditor fiscal incentivar, estimular e promover a participação de todos na gestão pública. “Nosso papel é levar aos cidadãos conhecimento como conceitos sobre a função social do tributo, combate à sonegação e corrupção fiscal, importância da nota fiscal, acompanhamento das contas públicas, controle social, preservação do patrimônio público, transparência e qualidade dos gastos públicos. O Prêmio IAF vai desempenhar um papel fundamental neste sentido”, afirmou.

Segundo Marcos Carneiro, presidente do IAF e mestre em Políticas Sociais e Cidadania, o Prêmio IAF foi inspirado no modelo desenvolvido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). “A Febrafite é uma grande parceira nossa e vem nos mostrando que é possível incentivar a fazer com que cada cidadão tenha consciência da importância da cidadania fiscal e de acompanhar esse processo de fiscalização e controle dos gastos”, completou.

A solenidade de lançamento foi encerrada com a exibição da palestra “A importância da discussão da função social do tributo, do controle social e qualidade dos gastos públicos” comandada pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, mestre em contabilidade e presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo da Bahia Prof. Vitor Maciel.

Estiveram presentes também, representantes do Conselho Regional de Contabilidade; Ordem dos Advogados da Bahia; Associação dos Promotores do Estado da Bahia; Conselho Nacional de Política Fazendária; Associação dos Magistrados da Bahia; Associação dos Procuradores do Estado da Bahia; Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia; além dos parceiros Febrafite e Conselho Regional de Administração da Bahia.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o Prêmio IAF de Educação Fiscal começam neste domingo (01/11) e segue até 31/07/2021. Poderão participar órgãos públicos e empresas privadas, escolas e universidades públicas e privadas, entre pessoas jurídicas, além de jornalistas e outras pessoas físicas pela categoria imprensa e profissionais da área de tecnologia, que, individualmente ou em equipes, desenvolvam aplicativos voltados à Educação Fiscal, que possuam domicílio no território do Estado da Bahia.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 21h14 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

29° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias