Quarta, 28 de Outubro de 2020 02:46
71 99955-6118
Cidades Cidade

Ações garantem acesso à alimentação durante pandemia

Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, data que marca, em 2020, os 75 anos de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)

16/10/2020 13h45
Por: Bahia Jornal Fonte: Secom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, data que marca, em 2020, os 75 anos de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O momento visa ressaltar a importância de fomentar o acesso ao direito humano à refeição adequada. 

 Em Salvador, este é um dos compromissos assumidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A pasta tem realizado ações contínuas, que foram ampliadas e intensificadas durante a pandemia do coronavírus, para garantir a segurança nutricional das pessoas em vulnerabilidade e risco social.

Além do Restaurante Popular Cuidar de São Tomé de Paripe, que, diariamente, oferece alimentação saudável às pessoas mais carentes, foi inaugurado o Restaurante Popular Pau da Lima para ampliar a oferta dos serviços e contribuir para minimizar os impactos causados pela Covid-19. Até o momento, mais de 605 mil refeições foram entregues gratuitamente durante este período do novo coronavírus - antes, eram disponibilizados com o valor simbólico de R$ 1. 

Outros três pontos de distribuição de alimentos foram disponibilizados de abril a setembro, voltados principalmente para a população em situação de rua. Eles foram instalados na Barroquinha, Itapuã e Estacionamento São Raimundo (Politeama).

A secretária da Sempre, Juliana Portela, destaca a importância das políticas públicas para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). “Contribuir para promoção da alimentação adequada e segura às pessoas mais carentes é um compromisso social para reduzir, cada vez mais, o número de pessoas vulneráveis à fome”, afirma.

Demais iniciativas - A Prefeitura distribuiu, ainda, mais de 250 mil cestas básicas por mês. Os alimentos foram destinados para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, inscritas no Cadastro Único e que não receberam benefício semelhante do município.

 Dentre outras iniciativas já realizadas estão as hortas comunitárias nos equipamentos socioassistenciais, palestras educativas sobre aproveitamento integral dos alimentos e orientação nutricional. A ampliação do Prato Amigo, através da parceria firmada com a Associação Bahiana de Supermercados (Abase), tem permitido quadruplicar as doações de alimentos a entidades carentes.

 Além disso, iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como o aproveitamento integral dos alimentos e o Amamentar Sempre também são realizadas continuamente nas unidades socioassistenciais da Prefeitura.

 "É importante continuar promovendo ações para assistir às pessoas em situação de vulnerabilidade socionutricional no município”, diz o coordenador da Cosan, Gabriel Falcetta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias