Quarta, 28 de Outubro de 2020 02:36
71 99955-6118
Cidades Cidades

População deve denunciar podas clandestinas de árvores

A população pode colaborar para coibir essa prática fazendo a denúncia através do Fala Salvador, no número telefônico 156

14/10/2020 17h13
Por: Bahia Jornal Fonte: Secom
Foto: Bruno Concha/Secom
Foto: Bruno Concha/Secom

Em Salvador, as árvores são alvos de ataque que, em muitas vezes, causam a erradicação (morte). Infelizmente, as podas clandestinas de vegetais estão se tornando muito comuns na capital baiana e ameaçam a cobertura verde na cidade. A população pode colaborar para coibir essa prática fazendo a denúncia através do Fala Salvador, no número telefônico 156.

A atitude das pessoas em realizar podas clandestinas não é fruto de falta de informação a respeito do crime. “Acredito que hoje as pessoas estão mais conscientes no sentido de respeitar as questões ambientais e só uma pequena parte da população desconhece que as árvores da cidade são um patrimônio público”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Virgílio Daltro.

“Essa conscientização se reflete no aumento das denúncias do crime. É muito importante que as pessoas comuniquem a situação”, completa o secretário. A multa pela supressão ou poda de árvore, sem a devida autorização do órgão, varia de R$600 a R$50 mil, de acordo com a Lei 9.187/2017.

Poda legal – A poda de árvores em área pública é de competência da Seman, que possui a técnica necessária para atuação sem prejudicar o vegetal. O órgão já realizou, até o fim de junho, 23,5 mil podas na capital baiana.

O serviço pode ser solicitado pelo cidadão quando ele perceber que os galhos crescem demasiadamente, afetando fiações elétricas e invadindo janelas, ou se estiverem ressecados e prestes a cair. Em área particular, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) é a responsável por emitir uma licença para que o proprietário do terreno onde a árvore está localizada faça o serviço.

Em uma área privada de órgãos estaduais ou federais, a Seman é responsável por conceder o alvará que permite a essas entidades realizarem as podas.  “Só fazemos podas em logradouros públicos ou em áreas públicas como parques que são de nossa responsabilidade. Por exemplo, no Parque de Pituaçu, a Seman libera o alvará para o governo do estado fazer o serviço”, explicou o coordenador de Edificações Públicas do órgão municipal, Welison Silva Quadros.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias