Quarta, 28 de Outubro de 2020 23:05
71 99955-6118
Cidades Cultura

Prêmios culturais para Lei Aldir Blanc superam marca de mil inscrições

Os prêmios culturais foram as ferramentas utilizadas para auxiliar a Prefeitura na distribuição dos subsídios previstos na nova lei, que prevê o financiamento de projetos para a retomada da economia criativa que foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19

14/10/2020 15h13
Por: Bahia Jornal Fonte: Secom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As chamadas públicas para os prêmios culturais promovidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a partir da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, receberam ao todo 1.118 inscrições até a segunda-feira (12), último dia de adesão. Os prêmios culturais foram as ferramentas utilizadas para auxiliar a Prefeitura na distribuição dos subsídios previstos na nova lei, que prevê o financiamento de projetos para a retomada da economia criativa que foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19.

 Os prêmios vão contemplar propostas das áreas de linguagens, audiovisual e patrimônio cultural, e foram divididas em três chamadas públicas. Uma delas é o Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, voltado a contemplar propostas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura, artes integradas, jogos digitais e arte de rua, que recebeu 758 inscrições.

 O Prêmio Conceição Senna de Audiovisual visa promover alternativas para a produção, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais locais e de interesse público. Para esta chamada, foram recebidas 193 inscrições.

O terceiro prêmio, o Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, é focado em apoiar manifestações e práticas culturais de preservação, valorização, dinamização e demais ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais, além de gestões participativas e autônoma de práticas tradicionais referenciais desse segmento social. Ao todo, somou 167 inscritos.

 Etapas – Ao todo, serão premiadas 151 propostas de agentes culturais, totalizando o repasse de R$9,13 milhões ao setor. Até o próximo sábado (17) será publicada, no Diário Oficial do Município (DOM), a relação das propostas inscritas.

Quem não constar na lista pode apresentar recurso enviando e-mail com o registro da inscrição para a sua respectiva área de atuação: premiolinguagens @ salvador. ba. gov. br , premioaudiovisual @ salvador. ba. gov. br ou premiopatrimonio @ salvador. ba. gov. br. Até o dia 23 de outubro, será divulgada no DOM a relação final de propostas.

 A etapa seguinte é composta por avaliação e seleção. A comissão vai avaliar mérito artístico, viabilidade econômica, perfil e experiência do agente, caráter inclusivo e estímulo à diversidade. O resultado da habilitação, avaliação e seleção será publicado no DOM em até 30 dias úteis após a divulgação da lista final de inscritos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
www.salvador.ba.gov.br
Salvador - BA
Atualizado às 23h02 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

28° Sensação
19 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias