Cidades EDUCAÇÃO

Poemas de estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas representam a Bahia na semifinal nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Os poemas Ala das Rosas e As Beijuzeiras de Areia Branca, escritos pelas estudantes Isabela Silva de Jesus e Alana Gonçalves dos Santos, do 5º ano da Escola Municipal Esfinge, representam a Bahia na semifinal nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

18/10/2021 16h16
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Poemas de estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas representam a Bahia na semifinal nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.877 aderiram à olimpíada em todos os estados, em um total de 27.847 escolas, 59.008 professores e 112.508 inscrições nas categorias poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Representados pelo professor Marcelo Lefundes, os poemas escritos pelas meninas de 11 anos, que representam cerca de 120 alunos da escola, avançaram pelas etapas escolar, municipal e estadual, até chegarem aos 42 semifinalistas da categoria.

Nas primeiras etapas, além dos poemas, as comissões julgadoras avaliaram o vídeo minuto da turma à qual as meninas fazem parte, assim como o relato de prática do professor, que detalhou a experiência de ensino ao longo do processo.

A olimpíada faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, uma parceria do Itaú Social com o Cenpec e o Ministério da Educação, com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita dos estudantes de escolas públicas no Brasil.

“É uma conquista da superação na pandemia, pois houve todo um engajamento da comunidade, dos pais, que deixavam os celulares em casa para que todos os estudantes pudessem participar das aulas e das oficinas da SEMED e da Ufba”, disse o docente.

Lefundes conta que, dos três poemas inscritos pela escola no certame, dois superaram as peneiras. “Todas as crianças que participaram são brilhantes e bastante dedicadas”, avalia o professor de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

A titular da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED), Vânia Galvão, se diz orgulhosa tanto dos estudantes quanto da equipe escolar. “Qualquer que seja o resultado, são todos vencedores. Quem ganha é a educação”, afirma a secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 18h15 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

31° Sensação
22 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol e Chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias