Terça, 22 de Setembro de 2020 02:04
71 99955-6118
Política ELEIÇÕES 2020

Em superprodução virtual direto de laje de Cosme de Farias e exaltação às raízes populares, chapa Denice-Fabíola é oficializada

Em meio a vista para favela e roupas no varal, convenção do PT contou com presença de Rui, Wagner e Lídice e declarações de Haddad e Lula

16/09/2020 13h58
Por: Evilásio Júnior
Foto: Mila Cordeiro / Divulgação / PT
Foto: Mila Cordeiro / Divulgação / PT

Realizada na laje de uma casa em Cosme de Farias, local não revelado inicialmente a fim de evitar aglomerações, a convenção municipal do PT oficializou, nesta quarta-feira (16), última dia permitido pela lei eleitoral, a chapa formada pela major Denice Santiago (PT) e pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), para a disputa pela prefeitura no próximo dia 15 de novembro.

 

Uma superprodução virtual, o evento foi apresentado pela atriz Tânia Toko, do filme Ó Paí Ó, e iniciado com um vídeo sobre as origens da ex-comandante da Ronda Maria da Penha no bairro do São Gonçalo do Retiro, seguido de gravações de declarações de apoio dos presidentes municipal, Ademário Costa, e estadual, Éden Valadares, além do ex-gestor paulistano, Fernando Haddad, do ex-comandante da República, Luiz Inácio Inácio Lula da Silva, que afirmou que a militar "está preparada para realizar as transformações que Salvador precisa", bem como de populares.

 

Presentes no espaço, rodeados por roupas estendidas e vista para a favela, a abertura coube ao senador Jaques Wagner (PT), seguido pela deputada federal Lídice da Mata, da vice Fabíola, para depois o governador Rui Costa e a própria postulante. Todos pontuaram que a ideia é governar com as coisas boas que foram feitas, destacaram as obras das duas administrações estaduais do partido na Bahia e prometeram que a neopetista vai "cuidar de gente".

 

Em seu discurso, o chefe do Executivo baiano se dirigiu à população mais pobre para pedir a eleição da "primeira mulher negra eleita prefeita da cidade". "Não quero falar de obras. Eu quero tocar o seu coração e a sua alma. O que pode fazer os nossos filhos da periferia acreditar que é possível? São as referências. O povo negro teve Obama, líderes políticos, artistas, jornalistas. Nós podemos. Nós sabemos cuidar de gente. Nós saberemos cuidar de Salvador", disse, ao pontuar que apenas Lídice foi prefeita, de 1993 a 1997, mas não pode fazer mais porque "o governador da época perseguia o município", em referência ao falecido Antonio Carlos Magalhães.

 

Já Denice, que ocupou o maior lugar de fala, comparou o lançamento do seu nome ao Palácio Thomé de Souza ao dia em que teve o seu filho, ao chamá-lo de "um dos dias mais importantes" da vida dela, e apelou para a necessidade de a capital baiana ser conduzida por alguém com raízes populares. "Salvador se confunde com a minha história, comigo e com tudo o que eu vivi. Salvador tem força, resiliência, é uma cidade majoritariamente negra, que sofre com tantas desigualdades. Salvador precisa ser um lar, pensada e construída por essas pessoas que têm a cara dela", considerou, ao citar apelidos de pessoas que conviveram com ela na juventude. Sobre a vice, a petista disse ser "uma honra e um orgulho" estar ao lado de Fabíola: "Junto de ti, a sua luz vai me iluminar e vamos implantar uma nova lógica na cidade".

 

A coligação encabeçada pelo PT é uma das quatro da base aliada do governo, na tentativa de levar a disputa ao segundo turno. As outras são formadas por Olívia Santana (PCdoB) e Joca Soares (PP); Bacelar (Podemos) e Magno Lavigne (Rede); e Pastor Sargento Isidório (Avante) e Eleusa Coronel (PSD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Evilásio Júnior
Sobre Evilásio Júnior
Mais notícias sobre política.
Salvador - BA
Atualizado às 01h57 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

23° Sensação
13 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias