Segunda, 25 de Outubro de 2021
71 99955-6118
Cidades Seminário

Seminário on-line discute prevenção à violência na primeira infância nesta sexta

O webinário tem o intuito de mobilizar e conscientizar pais e familiares sobre a importância da participação no exercício da cidadania para garantia dos direitos à saúde e bem-estar juvenil

14/10/2021 19h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Secom
Foto: Aristeu Chagas/Arquivo Secom
Foto: Aristeu Chagas/Arquivo Secom

É na primeira infância que a criança tem seu contato inicial com o mundo ao redor, desenvolvendo habilidades cognitivas e contatos sociais. E é também este o período que carece de maior cuidado e atenção por parte dos pais e da escola. Para discutir a prevenção da violência contra a criança nesta fase, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) reúne especialistas em um webinar, às 15h desta sexta-feira (15), no canal da SPMJ no YouTube.

 

Participam da live a coordenadora da Diretoria de Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira; a pediatra Mariângela Matos; a nutricionista e consultora do Unicef, Valderez Machado de Aragão; e a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Jaqueline Araújo.

 

O webinário tem o intuito de mobilizar e conscientizar pais e familiares sobre a importância da participação no exercício da cidadania para garantia dos direitos à saúde e bem-estar juvenil, assim como, saber identificar e dialogar sobre o assunto de forma a garantir sua prevenção e combate.

 

A Semana Nacional de Prevenção à Violência na Primeira Infância foi instituída em setembro de 2007, pela Lei 11.523, e acontece entre os dias 12 e 18 de outubro. O objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância da atenção ao período de 0 a 6 anos na formação do cidadão, mirando na promoção da convivência social e da cultura da paz.

 

Ações – Além de desenvolver ações pedagógicas e espaços em instituições educacionais, a Prefeitura de Salvador também deu um passo muito importante na prevenção ao aderir à Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), do Unicef. A iniciativa é uma estratégia de estímulo às Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), visando a adesão a metodologias de processos de trabalho que agregam assistência, capacitação, monitoramento, avaliação e certificação.

 

A Uapi é desenvolvida através do apoio da SPMJ e das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), com auxílio do Unicef e de instituições da Saúde e da Educação que compõem o Comitê Científico e a Comissão de Certificação.

 

Importância do ambiente – Dinsjani Pereira destaca que a primeira infância é o período entre a concepção e os seis anos de idade, quando ocorre um rápido e intenso processo de formação das conexões neurais, e durante o qual fatores genéticos e ambientais interagem de forma contínua para o desenvolvimento do cérebro e de todo o sistema nervoso central. “Portanto, é extremamente importante que as crianças estejam inseridas em um ambiente enriquecedor, onde os fatores de proteção se sobressaiam aos fatores de risco ao desenvolvimento, ou, ao menos, que haja um bom equilíbrio entre estes fatores", completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h09 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 31°

28° Sensação
19 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias