Sábado, 31 de Outubro de 2020 13:31
71 99955-6118
Cidades Preservação

Porto da Barra pode ser bandeira Azul

O documento construído por praticantes de esportes náuticos, ambientalistas e moradores da Barra, considera que são necessárias medidas estruturantes no local para restaurar a ordem e destacar a importância da praia para a cidade

13/09/2020 12h32 Atualizada há 2 meses
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de ouvir moradores e representantes de associações esportivas, o ex-secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, André Fraga, apresentou à Prefeitura algumas ideias para resgatar o caráter cultural, ambiental e esportivo da praia do Porto da Barra, uma das faixas de areia mais bonitas do mundo, como noticiou o jornal inglês The Guardian em 2007.  

 

O documento construído por praticantes de esportes náuticos, ambientalistas e moradores da Barra, considera que são necessárias medidas estruturantes no local para restaurar a ordem e destacar a importância do Porto para a cidade. Entre essas ações estão: a criação de um destacamento da Guarda Municipal focado no ordenamento e segurança da praia do Porto; a  proibição do trânsito de embarcações motorizadas de grande porte e jet skis na área interna à linha natural criada pelos barcos dos pescadores tradicionais; e o ordenamento dos ambulantes no local. 

 

A proibição do uso de descartáveis e isopores na praia também é citado como fundamentais para a conservação e manutenção da limpeza da praia, assim como a produção de alimentos na faixa de areia para evitar o aumento do lixo gerado e, consequentemente, a poluição do mar. 

 

O incentivo e organização às atividades esportivas e náuticas no Porto, também estão contempladas no documento. O local é porta de entrada para a Baía de Todos-os-Santos, sendo um referencial no que diz respeito às condições de navegabilidade e prática de esportes como natação, mergulho, canoa havaiana, stand up paddle e outros.

 

Por fim, a implantação da certificação internacional Bandeira Azul, a qual credencia praias e marinas ao redor do mundo que tenham reconhecida qualidade socioambiental. Para isso, é necessário alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Em Salvador, a praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, renovou pela quarta vez a certificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
www.salvador.ba.gov.br
Salvador - BA
Atualizado às 13h30 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
31 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias