Quarta, 28 de Julho de 2021 09:38
71 99955-6118
Política Política

Workshops estaduais reúnem mulheres para as próximas eleições

PSL Mulher promove de 19 a 29 de julho reuniões nos estados para identificar e incentivar candidatas às próximas eleições

19/07/2021 14h30
Por: Bahia Jornal Fonte: Workshop
No Fórum, PSL Mulher reuniu mais de 60 mulheres de vários estados brasileiros
No Fórum, PSL Mulher reuniu mais de 60 mulheres de vários estados brasileiros

Encorajar mulheres que já são líderes em suas comunidades a participar da vida política é o principal objetivo dos Workshops on-line que acontecem nos estados brasileiros a partir do dia 19/07. Esses encontros, promovidos pelo projeto Brasil Certo, querem aumentar a participação política efetiva das mulheres no Brasil. Comandada pela senadora e presidente do PSL Mulher, Soraya Thronicke, a corrida eleitoral para ampliar o número de candidatas começou há cinco meses, quando o partido iniciou as ações do Brasil Certo. “Mais do que promover as mulheres, buscamos verificar nas comunidades aquelas com perfil de liderança, que já têm projetos locais e são consideradas líderes em seus bairros. Muitas delas mantiveram seus propósitos e não viram nos desafios empecilhos para reclamar. São dessas mulheres que o Brasil precisa”, aponta a senadora.

Um dos indicadores de amadurecimento das democracias é o nível de participação das mulheres no Poder Legislativo. Conforme os especialistas, fazer política demanda tempo e dinheiro e se há igualdade no parlamento, isso se reflete em casa e no trabalho. Logo, quando há mais mulheres no Poder é reflexo do equilíbrio da vida pessoal e profissional. “A preocupação da participação política da mulher na corrida eleitoral não é apenas de preencher as cotas obrigatórias. Precisamos mudar a cara do país, renascer economicamente depois dessa pandemia”, frisou Soraya. 

 

Durante as palestras e reuniões, o projeto identificou que algumas potenciais candidatas não se sentem confortáveis ou preparadas para disputar as eleições. Capacitações gratuitas, no formato on-line, e de curta duração são oferecidas pelo projeto. Na última quinta-feira, dia 15, as lideranças estaduais do PSL Mulher se reuniram presencialmente com a senadora.

Dia 19, segunda-feira, os workshops acontecem em Amazonas, Roraima e Amapá. O evento será on-line, sempre às 20 horas. Na terça-feira, é a vez de Acre, Rondônia e Pará, e, dia 21 a reunião é entre Maranhão, Piauí e Ceará.

 

No Senado, o Brasil tem 81 representantes, do total 12 são mulheres (14,8%). Já entre os governadores, nos 27 estados brasileiros, apenas um tem na liderança uma mulher. Já entre os 5.570 municípios do país, 658 deles elegeram mulheres como prefeitas (11,8%), em 2020. A proporcionalidade da representatividade feminina ainda é pequena e iniciativas como o Brasil Certo estimulam a qualificação e a busca por essas lideranças.

 

Brasil Certo

O Brasil Certo quer incentivar a cidadania responsável, em busca de soluções definitivas para os problemas verificados em cidades de todo o País. O projeto foi idealizado pela senadora e presidente nacional do PSL Mulher, Soraya Thronicke. Além de casos de mulheres inspiradoras, o projeto vai ofertar mais de 50 cursos on-line. A proposta é orientar as mulheres sobre como participar da política de forma responsável, defender seus direitos, fiscalizar recursos públicos, mobilizar a comunidade e se comunicar de forma eficaz nas redes sociais. Para saber mais, acesse:www.brasilcerto.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 09h35 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

27° Sensação
6 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias