Sexta, 24 de Setembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Política PODEMOS

Descarte de aliança com PT por Bacelar significa rompimento com Rui ou aliança com Bruno? Entenda!

Partido trocou Neto por Rui em 2015, mas perdeu Detran, Ouvidoria e só lhe restou a Adab

20/08/2020 às 06h01
Por: Evilásio Júnior
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma declaração do deputado federal Bacelar durante o pré-lançamento da sua chapa, com Magno Lavigne (Rede) na vice, e apoio do PTC, nesta quarta-feira (20), levantou muitas dúvidas quanto ao futuro posicionamento do Podemos, partido presidido por ele na Bahia, na base do governador Rui Costa.

 

Em coletiva de imprensa depois do evento, o parlamentar sentenciou: “Não fui procurado pelo PT para ser vice de Major Denice e, se fosse, também não aceitaria. Tenho independência e experiência política e acredito que somos o melhor para nossa cidade”.

 

Evidentemente, há uma demonstração de insatisfação inconteste com a situação atual da aliança e alguns fatos recentes ajudam a entender a querela, que não se resumem à presença de Sidninho a um evento de Bruno Reis na Mata Escura. 

 

Quando bateu recorde no número de vereadores eleitos em 2012, com seis representantes, o então PTN subiu de patamar na política da cidade. À época, João Carlos Bacelar (ele tirou o João Carlos para não ser confundido com o homônimo congressista do PL) era deputado estadual e a agremiação ainda era considerada uma espécie de "satélite" do DEM. 

 

O próprio parlamentar foi edil da capital de 1993 a 2000 pelo PMDB, quando chegou à presidência da Câmara (1995), e depois migrou para o extinto PFL, onde foi suplente, de 2001 a 2004, com o mandato efetivado em 2003, após deixar a presidência do Instituto de Previdência Social de Salvador (IPS), na administração de Antônio Imbassahy. Sob as bênçãos de Antônio Carlos Magalhães, em 2004 ele assumiu o controle do antigo Partido Trabalhista Nacional, que estava em processo de renovação no país, e chegou à Assembleia Legislativa em 2007. Foi um dos parlamentares de oposição mais ferrenha ao ex-governador Jaques Wagner, mas se licenciou por quase três anos para assumir a Secretaria Municipal de Educação, nas gestões de João Henrique e ACM Neto, de forma sequencial.

 

A mudança de rumo veio em janeiro de 2015, com o rompimento com Neto e migração para o arco de apoio de um Rui recém-empossado. Cobiçado, o Detran baiano foi para o controle da sigla e chegou a ser administrado pelo irmão do deputado, Maurício Bacelar. No entanto, o PTN sofreu baixas de insatisfeitos com a adesão ao petista, como Alan Castro, Kiki Bispo, Tiago Correia e Geraldo Júnior, todos interessados nas benesses do Thomé de Souza, e em 2016 o partido só conseguiu metade das cadeiras do pleito anterior.

 

Em 2018, Rui foi reeleito e, apesar de Bacelar ter chegado à Câmara Federal, o que representa, na prática, 11 segundos tempo de TV, o espaço da legenda foi reduzido no Palácio de Ondina, em função do crescimento da coalizão, e só restaram a Agência de Defesa Agropecuária (Adab) e a escondida Ouvidoria-Geral do Estado. Pior, com a saída de Carlos Geílson para a campanha de Feira de Santana, o ex-vereador Valdenor Cardoso assumiu a OGE.

 

Tradução: sim, pelo histórico, se Bruno for tão bom de conversa com a caneta na mão, quanto é nas articulações de bastidores, o Podemos pode voltar a se alinhar com o Democratas. Se não, nos termos em voga, a relação com o PT não vinga para 2022, até porque, o antipetista e lavajatista senador Alvaro Dias novamente tentará o Palácio do Planalto. Uma carreira solo no quarto maior colégio eleitoral do país até que seria de bom tom para o discurso de independência, já proferido na "polêmica" coletiva de Bacelar. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Sobre o município www.salvador.ba.gov.br
Evilásio Júnior
Evilásio Júnior
Sobre Mais notícias sobre política.
Salvador - BA Atualizado às 20h29 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

Sáb 28°C 21°C
Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias