Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, é comum que alguns candidatos tenham episódios de ansiedade e estresse ocasionados pela pressão para obter um bom resultado nas provas. Embora seja vista como uma reação natural durante a fase preparatória, a ansiedade pode provocar sintomas como desconforto, angústia, inquietação, dor abdominal, vômitos, suor excessivo, taquicardia, náuseas e mudanças no apetite e insônia.
Psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Salvador (UNIFACS), Nayara Barreto esclarece que, durante a preparação para avaliações, é necessário que os alunos intensifiquem hábitos saudáveis e relaxantes para aliviar os sintomas causados pela ansiedade. “Manter uma boa alimentação; tempo para praticar hobbies; boas noites de sono; terapia, se possível; práticas de respiração consciente e exercícios físicos são essenciais para diminuir os desconfortos causados pela ansiedade e o estresse”, aponta.
A especialista reforça que, na rotina de estudos, é crucial que os estudantes respeitem o ritmo do próprio corpo e da mente. “Quando não estiver tão disposto, opte por descansar ou estudar matérias pelas quais tem maior afinidade. Além disso, organize sua rotina para que nela tenha espaço também para lazer e outros hábitos que te façam bem”, complementa.
Continua após a publicidade
Dicas para o dia da prova
Nayara Barreto pontua algumas recomendações para que os candidatos possam manter a calma e reduzir a tensão durante a avaliação. “No momento de realizar a prova, busque lembrar que não vai ser essa avaliação que lhe definirá por completo. Além disso, utilize estratégias como: roupas leves, respiração consciente e alimentos que aumentem a sensação de bem-estar", recomenda.
Para os estudantes que são diagnosticados com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a psicóloga também lista algumas dicas fundamentais para garantir o conforto durante a realização do exame:
Continua após a publicidade
- Antes da prova, tenha um momento relaxante fazendo coisas de que gosta, se alimentando bem e tendo uma noite de sono confortável;
- Utilize as estratégias que já funcionam no seu controle de ansiedade;
- Opte por chegar no local da prova com antecedência confortável, contudo, não muito antecipadamente, a fim de evitar o início de uma crise durante a espera;
- Ao receber a prova, respire e lembre-se de que você deu seu melhor durante o ano de estudo.
“Além disso, os estudantes que vão realizar o Enem devem ser acolhidos pelos que estão à sua volta, sejam eles amigos, familiares ou professores. Essas pessoas devem evitar cobranças desnecessárias, principalmente no período em que as avaliações se aproximam”, finaliza a professora da UNIFACS.