É muito comum que casos de compulsão alimentar, principalmente por doces estejam ligadas a quadros de estresse e ansiedade. Os doces são vistos como algo compensatório ou de merecimento devido a acontecimentos bons ou ruins que aconteceram no seu dia. Se você também não dorme bem, há chances dessa compulsão aumentar, estudos comprovam que 2 horas a menos de sono pode aumentar sua vontade por alimentos ricos em carboidratos em até 24%, dessa forma , dormir bem é fundamental para conseguir controlar a compulsão alimentar.
A compulsão alimentar por doces, gera um aumento acentuado de gordura na região abdominal já que estimula a liberação de um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina que é quem facilita a entrada da glicose na célula para que esta seja levada ao fígado e utilizada pelo nosso organismo ou armazenada em forma de gordura.
Não se engane aquele docinho que você come todos os dias após o almoço ou em qualquer outro horário não é inofensivo e não vai “matar a sua vontade”, isso torna-se um ciclo vicioso e se repetirá sempre.
A forma mais eficaz de combater a compulsão nutricional é com uma alimentação saudável e equilibrada, a pratica de atividades físicas regulares, sono de boa qualidade e o apoio psicológico frequente. Dessa forma seu próprio corpo produzirá os hormônios que dão a sensação de bem estar parecida com aquela gerada após a ingestão de alimentos açucarados e você levará uma vida muito mais saudável.
Entendam que estamos falando de compulsão e não que você não pode consumir um docinho em ocasiões especiais esporadicamente. Nada é proibido mas é muito importante ter equilíbrio e consciência alimentar no seu dia-dia.
Mín. 25° Máx. 30°
Mín. 25° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 32°
Sol e Chuva