Domingo, 07 de Março de 2021 20:32
71 99955-6118
Geral Formação

Jovem Aprendiz Empreendedor inicia capacitação teórica de forma virtual

Com carga horária total de 208 horas, a etapa foi adaptada à nova realidade decorrente da pandemia do coronavírus. Ela acontece na metodologia de educação on-line, através da plataforma Google Classroom

25/01/2021 12h00
Por: Bahia Jornal
Foto: Jefferson Peixoto / Secom-PMS
Foto: Jefferson Peixoto / Secom-PMS

O Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, uma parceria do Parque Social com a Prefeitura de Salvador, oferece capacitação profissional com foco no desenvolvimento do sujeito como ser integral. Os 300 integrantes da nova turma estão passando pela Capacitação Teórica Intensiva, iniciada na semana passada e que se estende até o mês de março, de segunda a sexta-feira.

 

Com carga horária total de 208 horas, a etapa foi adaptada à nova realidade decorrente da pandemia do coronavírus. Ela acontece na metodologia de educação on-line, através da plataforma Google Classroom. Como diferencial, uma nova atividade intitulada de “Ambientação e Acolhimento”, foi inserida na etapa de Capacitação Teórica, com o objetivo de aproximar e apoiar os jovens na adaptação a este novo formato da capacitação. 

 

Tablets – Entre os dias 12 a 14 de janeiro, o Parque Social fez a entrega de 300 tablets para os jovens participantes do Jovem Aprendiz Empreendedor. A ação faz parte de uma das alternativas criadas pela instituição, em conjunto com a Prefeitura, para que a capacitação fosse realizada mesmo diante da pandemia causada pelo Covid-19. 

 

Através dos tablets, os jovens terão acesso ao conteúdo formativo de disciplinas como Atendimento ao Público, Introdução à Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto de Vida, entre outras.  A capacitação dos jovens empreendedores se configura como uma oportunidade de geração de emprego e renda em tempos adversos vividos em decorrência da pandemia do coronavírus.

 

Para o jovem Rian Carvalho, 19 anos, o Projeto Jovem Aprendiz é um presente na vida dele, pois acredita que essa é uma grande oportunidade para o início da sua carreira. “Já fiz parte de outras capacitações no Parque Social e sei da seriedade e qualidade ímpar que todos os projetos possuem. Tenho plena consciência de que mais uma vez terei ganho na minha vida profissional e também pessoal, pois a instituição nos prepara para vida”, explicou.

 

Próximas etapas – Após a etapa inicial, ocorrerá a Capacitação Teórica Continuada, entre março de 2021 e março de 2022, com carga horária total de 192 horas, sendo desenvolvida na sede do Parque Social, no Itaigara. Já a Capacitação Prática ocorrerá de março de 2021 até abril de 2022, com carga horária total de 880 horas, sendo executada nos órgãos da Prefeitura. Todo o percurso formativo, além de supervisão no órgão, conta com o acompanhamento contínuo do Parque Social, assegurando a eficácia na execução das tarefas e no desenvolvimento formativo.  

 

Funcionamento – Desde 2014, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor oportuniza capacitação profissional para cerca de 1,5 mil adolescentes e jovens com idade entre 14 a 22 anos e seis meses. A intenção é fortalecer o protagonismo juvenil, possibilitando o crescimento pessoal, técnico e social para o enfrentamento dos desafios na vida e no mercado de trabalho. 

 

A metodologia aplicada tem caráter interdisciplinar, com a possibilidade de construção do projeto de vida, acompanhamento psicossocial, momentos de integração com os pais e responsáveis dos jovens e participação em atividades culturais. 

 

Os jovens passam por processo seletivo e após resultado da seleção, os 300 jovens selecionados são contratados pelo Parque Social. Eles iniciam a Capacitação Teórica, que possui conteúdos voltados para a função de auxiliar administrativo, e temas com foco no desenvolvimento pessoal dos aprendizes, com a finalidade de promover reflexões e atitudes de responsabilidade, disciplina, proatividade, autonomia, autoconfiança, agir consciente, cidadania e sustentabilidade. 

 

Na etapa da Capacitação Prática, aplicam os conhecimentos na função de Auxiliar Administrativo, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. A carga horária total do Jovem Aprendiz Empreendedor é de 1.280 horas, sendo 400 horas teóricas e 880 horas de prática profissional, com entrega de certificado ao final da formação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
www.salvador.ba.gov.br
Salvador - BA
Atualizado às 20h23 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

29° Sensação
22 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias