Domingo, 07 de Março de 2021 21:16
71 99955-6118
Geral Saúde

Especialista reforça a importância da estimulação cognitiva do idoso para a conquista de um envelhecimento saudável

Durante a campanha Janeiro Branco, de atenção e cuidado à saúde mental, a clínica Holiste destaca o programa multidisciplinar de promoção da saúde do idoso

14/01/2021 21h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A inclusão das intervenções cognitivas em programas de cuidados é uma iniciativa da clínica Holiste na promoção da saúde do idoso. O objetivo do tratamento de estimulação cognitiva é contribuir para um envelhecimento mais ativo, através do desenvolvimento de funções como memória, atenção, linguagem, raciocínio, funções executivas, além da orientação no tempo e espaço.  

 

Como explica a terapeuta ocupacional Michelle Campos, coordenadora do Núcleo da Terceira Idade da Holiste, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes e os principais resultados alcançados são: melhora da autoestima; maior independência e autonomia na realização das atividades de vida diária; melhora da linguagem e vocabulário; maior iniciativa para as relações interpessoais, entre outras. Segundo a especialista, em razão da pandemia, os pacientes que estão em acompanhamento passaram a realizar as atividades em domicílio, na modalidade online e com o suporte de um material impresso, elaborado pela equipe multidisciplinar da clínica. 


O papel da família, portanto, continua sendo fundamental para o sucesso do tratamento De acordo com a terapeuta, além de estimular e motivar o paciente para sua adesão, os familiares dão suporte em caso de necessidade de adaptação no ambiente domiciliar, e no compartilhamento da percepção sobre o quadro do paciente nas atividades diárias, contribuindo para a construção das estratégias terapêuticas. 


No campo da estimulação cognitiva, alguns desafios ainda precisam ser superados por muitas famílias que relutam em aderir ao tratamento, seja por falta de informação e aceitação da doença. De acordo com a especialista, o suporte e viabilização do processo terapêutico são influenciados pela estrutura e dinâmica familiares.  

 

Como funciona o programa 

 

O programa de estimulação cognitiva da Holiste, intitulado “Ativamente”, é tema de um capítulo do livro "A psicologia em foco nas múltiplas práticas em saúde mental", publicado este ano pela editora Atena. Na publicação, a terapeuta Michelle Campos e seus coautores explicam que o primeiro passo do programa é a análise da demanda do paciente, através de testes científicos validados, que mensuram as capacidades cognitivas, e de entrevistas com o paciente e a família.  

 

A partir disso, é construído o planejamento individual, com estratégias orientadas por metas e objetivos a serem alcançados. Em seguida, é realizada a seleção e aplicação dos exercícios, subdivididos de acordo com os domínios cognitivos e aplicados por profissionais especializados. 


Além das sessões semanais, que em função da pandemia estão ocorrendo de forma não presencial, a cada dois meses ocorre uma reavaliação, para análise e comparação de resultados. Caso necessário, é realizado o replanejamento e redirecionamento do paciente no programa. O programa de estimulação cognitiva é estruturado em nível ambulatorial, domiciliar ou na internação psiquiátrica. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 21h03 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

29° Sensação
22 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias