Terça, 26 de Janeiro de 2021 19:35
71 99955-6118
Entretenimento Celebração

“ARETÉ - TEMPO DE FESTA”: Aldeia Coletivo celebra seis anos de atividade com oficinas e apresentações

A programação será online e acontece de janeiro até abril

11/01/2021 19h00
Por: Bahia Jornal Fonte: Ascom
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Aldeia Coletivo, em comemoração aos seis anos de atividade, promove a primeira edição do Projeto Areté - Tempo de Festa. A programação começou este mês e vai até o dia 10 de abril, a exibição é através do Google Meet e YouTube. O objetivo da celebração é posicionar a produção e pesquisa afro-ameríndia do coletivo através de Shows e Oficinas.

Além da programação, o coletivo está em intercâmbio e formação interna, com orientação do Cacique Idyarrury Xucuru-Kariri de Alagoas e Cacique Babau Tupinambá da Serra do Padeiro, para a montagem e estréia do espetáculo “Ouricuri”, que fala sobre a descoberta da história de Caboclo de Cobre.

Movidos pela necessidade de pautar a herança dos povos originários, perante forte declínio político referente às questões afro-indígenas e ambientais, o Aldeia celebra a continuidade de sua pesquisa, produção e difusão de obras de artistas indígenas, descendentes de indígenas e negres, Cruzando Tradição e Contemporaneidade, artistas consagrados e emergentes.

“O Aldeia é desdobramento da pesquisa “Kareuóka”, que iniciei em parceria com a Diretora Fernanda Onisajé, inspirada no universo do Candomblé de Caboclo, enxerga, nesta figura histórica, a síntese da formação cultural do povo brasileiro. Então, esse projeto visa salvaguardar a memória dos povos originários do Brasil, ao lançar para a sociedade um olhar de reparação racial, social, patrimonial, histórica e ambiental”, diz o multiartista, pesquisador e idealizador do Aldeia Coletivo, Luiz Guimarães.

Para a atriz e coordenadora geral do Aldeia Coletivo, Mariana Damásio, essa comemoração de seis anos é um mergulho profundo na investigação de quem realmente é o Aldeia. “Nesse tempo de pandemia, através de shows, debates, espetáculos, valorizamos e divulgamos a nossa herança afro-ameríndia, nos fortalecendo para seguir na luta por nosso povo. No Projeto Areté - Tempo de Festa, convidamos todes a se encantar com a beleza, força e sabedoria da nossa ancestralidade. Sob as bênçãos dos caboclos e caboclas, chegamos até aqui e vamos continuar”, finaliza.

O início da programação foi no dia 5 de janeiro, com a Oficina de Canto, ministrada por Donna Liu. Do dia 11 ao dia 14, segue com a Oficina de Percussão, sob o comando de Heverton Didoné. No sábado (16), os cantores ISSA e Caboclo de Cobre, se apresentam em uma Live/Show. Domingo (17), com foco no público infantil, acontece Pindorama - Antes de Chamar Brasil. Sábado (23), serão três shows, de Cabokaji, Mayale Pitanga e Sergio Akueran. Nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro, o evento retorna com a Oficina de Tecnologias da Comunicação / Gerenciamento de Redes, ministrada por Laísa Gabriela.

O  projeto tem apoio  financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB - Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo,  Governo Federal. Para mais informações, entre em contato: [email protected] ou https://instagram.com/aldeiacoletivo.

Confira a programação completa:

Janeiro/2021

De 05 a 08 - Oficina de Canto (Donna Liu) Horário - (16:00 – 17:30) (Via Meet)

De 11 a 14 - Oficina de Percussão Afro-Ameríndia (Heverton Didoné) - Horário - (16:00 – 17:30) Via Meet 

Dia 16 - Ambush Bahia e Cabôco Experiência - Horário - (15:30 – 17:30) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo

Dia 17 - Espetáculo Pindorama-Antes de Chamar Brasil - Horário (11:00 – 12:00)  Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo

Dia 23 - Cabokaji, Mayale Pitanga e Akueran - Horário (18:00 - 22:00) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo

Dia 24 - Espetáculo Chiquinho, Chico, Chicão - Horário (17:00 - 18:00) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo

De 26 a 29 - Oficina de Tecnologias da Comunicação/Gerenciamento de Rede (Laísa Gabriela) - Horário - (14:00 – 18:00) Via Meet

 

Fevereiro/2021

De 01 a 05 - Vivência indígena com a Aldeia Xucurus-Kariris/AL e Cacique Idyarrury  / Via Meet

De 08 e 09 - Vivência indígena com Cacique Babau Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro/BA / Via Meet 

Dias 15 e 16 - Intercâmbio e Captação de áudio para o álbum Ybytu-Emi: Participação de MC Tipo A, Maíra Azevedo (Tia Má) e Juracy Tavares - (a confirmar) / Via Meet

 

Março/2021

Intercâmbio interno de manutenção do grupo com as Aldeias indígenas.

 

Abril/2021

Dia 01 - Lançamento do Álbum Ybytu-Emi-É show na Aldeia - Lançamento Virtual (Plataformas de Streaming, Redes Sociais, Live com bate papo sobre o processo de gravação, no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo), às 20h.

De 08 a 11 – Ouricuri - Canal do YouTube do Aldeia Coletivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h19 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

31° Sensação
19 km/h Vento
62% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias