Terça, 28 de Junho de 2022
71 98425-0489
Desenvolvimento Social Mutirão

Transalvador faz mutirão para entrega de credenciais de vagas especiais

Para isso, é necessário que o cidadão faça agendamento prévio

20/05/2022 19h00
Por: Rebeca Costa Fonte: Secom Salvador
Foto: Bruno Concha/Secom
Foto: Bruno Concha/Secom

Neste sábado (21), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará o primeiro mutirão de 2022 para entrega de credenciais de vagas especiais de estacionamento. Serão 150 documentos disponíveis para serem retirados através da modalidade drive-thru, das 8 às 16h, na sede do órgão, nos Barris. Para isso, é necessário que o cidadão faça agendamento prévio.

 

Ao chegar na Transalvador, o cidadão agendado será direcionado para uma vaga específica, onde será entregue o documento. Cada entrega dura em torno de um minuto. Para retirada da credencial é necessário a apresentação do RG original.

 

Emitida gratuitamente pela Transalvador, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.

 

A credencial é de uso obrigatório em todo Brasil. Para a utilização das vagas especiais, o condutor deve ter o documento visível no painel do veículo. O motorista infrator está sujeito a fiscalização e notificação, sob pena de multa gravíssima, no valor de R$295 e cinco pontos na carteira.  

 

Como solicitar – Para solicitar a emissão da credencial, o cidadão deve fazer o agendamento no site da Transalvador, através do endereço www. transalvador. salvador. ba. gov. br , além de apresentar a documentação exigida. No caso dos idosos, é necessário levar o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador após o cadastro, impresso e assinado, acompanhado de documento de identidade com foto e CPF (original e cópia) e comprovante de residência com data de emissão não superior a três  meses (original e cópia).

 

No caso das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, além dos mesmos documentos solicitados aos idosos, é necessário apresentar original e cópia do atestado médico, que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

 

Já as gestantes e lactantes também precisam apresentar o Formulário de Solicitação da Credencial preenchido e assinado, assim como a original e cópia tanto do documento de identidade com foto e CPF, quanto do comprovante de residência (com prazo não superior a três meses). Além disso, deve apresentar atestado médico contendo a idade gestacional do requerente, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 11h58 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
58% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (30/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias