Sexta, 24 de Junho de 2022
71 98425-0489
Geral Funarte

Espetáculo ‘Cantos das Ditas’ é apresentado na Funarte SP

Peça traça paralelo entre o cotidiano de um bairro periférico de São Paulo e mitos de origem africana

20/05/2022 04h15
Por: Paulo Maneira Fonte: Funarte
Espetáculo ‘Cantos das Ditas’ - Imagem: Funarte SP
Espetáculo ‘Cantos das Ditas’ - Imagem: Funarte SP

No próximo dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h, a Sala Guiomar Novaes da Funarte SP, recebe uma apresentação gratuita deCanto das Ditas, Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes.O espetáculo põe em cena histórias de mulheres negras desse bairro, localizado no extremo leste de São Paulo. As narrativas se entrecruzam com histórias de “yabás” (orixás femininas), num “espelho mítico das personagens sagradas”, como dizem as integrantes do coletivo de mulheres Filhas da Dita, que realiza a montagem.

Após a apresentação, haverá uma conversa do público com ogrupoea poetisa e ensaístaLeda Maria Martins,cuja obrafoi fonte de inspiração direta para a criação da peça. Elaé uma ‘afrografia’ (termo cunhado pela poeta) do cotidiano da Cidade Tiradentes. Na peça, a vida no bairro é relacionada à perspectiva mítica da herança africana e ao “espírito feminino ancestral da humanidade”, representado pelas figuras dasyabás.

Para isso as integrantes do coletivo colheram depoimentos de familiares e antigas moradoras do bairro, os quais se tornaram a base da narrativa deCanto das Ditas.

O coletivo Filhas da Dita nasceu em 2007. Em seu repertório estão os espetáculosOs Tronconenses(2007),A Guerra(2013),Sonho de Tatiane – Uma Poética Sobre Juventudes(2017).Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentesfoi concebido em 2019.

A artista mineira Leda Maria Martins, além de poetisa e ensaísta, é dramaturga e congadeira – praticante da congada, festejo popular da afrodescendência, teatralizado, em que é representada a coroação de um rei do Congo (África), em meio a canto e dança. A Doutora em Letras – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem também mestrado em Artes pela Universidade de Indiana (EUA). Foi professora visitante da Universidade de New York – Departamento de Estudos da Performance, entre 2009 e 2010; e efetiva dos cursos de Letras e de Artes Cênicas da UFMG, entre os anos de 1993 e 2018. Na lista de títulos publicados pela autora estão:A cena em sombraseAfrografias da memória; .

Espetáculo teatral
Canto das Ditas, Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes

A apresentação será sucedida por uma conversa, com a participação do grupoFilhas da Dita eLeda Maria Martins

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h

Entrada gratuita
Classificação etária: 14 anos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 19h39 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
11 km/h Vento
66% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias